quinta-feira, 25 de abril de 2013

Os eleitores sem interesse

Ontem, prazo fatal para que os ausentes nos três últimos pleitos acertassem sua vida com a Justiça, o Tribunal Superior Eleitoral informava que nada menos de 1,4 milhão não haviam procurado os cartórios. É claro que em 24 horas essa multidão não procuraria se ajustar, depois de quatro meses para a regularização, sob ameaça de título cancelado, entre outras dificuldades. A grande maioria continua não dando bolas para ameaças.
Ideal que não se tentasse resolver esse problema com aplicação de multas e restrições. Quem sabe os faltosos estão manifestando, com sua ausência, um veto aos maus políticos ou aos que, não sendo corruptos, são incapazes de fazer este País melhor?
Símbolo mais que adequado
Nestas últimas horas,quando os contribuintes estão correndo atrás de contadores, para fechar as declarações do imposto de renda, sobreviventes no País que detém a segunda entre as cargas tributárias mais pesadas do mundo, vale lembrar o que disse o jurista Miguel Reale sobre o leão, que simboliza o IR:
“A maior prova do estado catatônico em que mergulhou a sociedade brasileira é o próprio fato de aceitar como símbolo do Fisco Federal o rei das feras, aquele que reserva para si mesmo, sem a menor cerimônia, o naco mais suculento na mais injusta divisão”.
PR mais atuante
O deputado suplente Edmar Moreira, que comanda o PR em Juiz de Fora, tem plano de agilizar o partido e sua comissão provisória municipal. Ontem na cidade, ele confirmou essa disposição, mas ainda sem ter dados sobre a conduta que se adotará em relação à administração municipal. O que tem como decidido é que em 2014 disputará sua volta à Câmara, onde já esteve por vinte anos.
Mas, antes disso, na cabeça da suplência de sua coligação, Edmar pode retornar à Câmara, como resultado de convite a um titular para fazer parte no governo.
Denúncia para ser apurada
O Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Juiz de Fora recebeu denúncia, desde ontem em análise no Escritório Jurídico de Direitos Humanos, sobre a situação em que se encontra o HPS.
O texto analisado diz, entre outras preocupações, o seguinte: “ O que acontece no Hospital Pronto Socorro se tornou verdadeiro absurdo: falta de estrutura, camas enferrujadas, médicos fazendo procedimentos em pacientes juntos uns dos outros, e presos com problemas psiquiátricos se revezando nas camas”.
Cusparada na sociedade
Jornais de ontem mostraram uma cena que está gritando por reação, antes que a política perca o que lhe resta de pudor e o pouco que ainda tem na capacidade de indignar-se. Trata-se da foto em que os deputados José Genoíno e João Paulo Cunha votam com a PEC que tem propósito de limitar poderes ou atribuições do Supremo Tribunal Federal. Como aceitar que contra a Corte votem dois deputados por ela condenados como corruptos?
Se continuarem como membros do Congresso já é um espanto, o que dizer da audácia de legislar contra o Tribunal que os mandou para a cadeia?
Medo que surpreende
Já se detectou que na montagem de seu esquema para dificultar a criação de novos partidos o governo esforça-se para impedir que a ex-senador Marina Silva levante voos mais altos com o seu Rede da Sustentabilidade. O que ainda não teria sido possível identificar é onde os assessores políticos da presidente Dilma veem tanto perigo. A própria Marina se surpreende.
Talvez a preocupação esteja na certeza de que, sendo muitos os partidos disputando a presidência da República, dona Dilma vê caminhando rumo ao brejo seu projeto de se reeleger no primeiro turno.
PSDB incensa Marina
O PSDB acredita que seu candidato à presidência, sendo ou não Aécio, vai se beneficiar, se com esse mesmo objetivo forem várias as opções para o eleitorado em 2014, pois admite que a divisão de votos prejudica mais a candidatura de Dilma, antes de qualquer outra.
Em Minas, a ideia de uma disputa plural começou a ser defendida pelo presidente tucano, Marcus Pestana, e vem encontrando manifestações simpáticas.
No comando do tucanato
Na convenção estadual, que instala amanhã às 9h, na Assembleia, o PSDB vai ouvir o senador Aécio Neves anunciar que em maio será eleito presidente nacional do partido, o que muitos de seus correligionários entendem como ponto de partida para disputar a presidência da República. Diante dos 1.500 convencionais esperados em Belo Horizonte, o senador dirá também que começará agora, sem prazo para terminar,uma caminhada por todo o País, a fim de promover diálogo nacional sobre o futuro da sociedade brasileira.
Para a sistematização
Criada há mais de dois anos, a Comissão do TSE para propor nova sistematização do Código Eleitoral realizou as primeiras audiências, mais faltou concluir muita coisa, mesmo com a expectativa de que as propostas têm de estar prontas para a eleição presidencial de 2014. São muitas as ideias, e uma delas, entre as que precisam de aprovação imediata, é a que trata de critérios e controle das pesquisas eleitorais, que, divulgadas até horas antes das eleições, influenciam os votos mais vulneráveis e inseguros. O Brasil figura entre as poucas democracias ocidentais em que essas pesquisas gozam de total liberalidade.
(( publicado também na edição desta sexta-feira do FOLHA JF ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário