domingo, 21 de abril de 2013

PMDB em hora de cogitações

Partido tradicionalmente forte na política municipal, com capacidade de influir, mesmo quando não saiu favorito das urnas, o PMDB terá grande responsabilidade em 2014. Além de ter o prefeito, que surgiu das urnas como resultado de uma liderança indiscutível, o partido sabe que será cotejado por grupos empenhados em ganhar o governo do estado e a presidência da República.
Mas, antes de enfrentar o desafio das definições, contra ou a favor dos candidatos que virão de Brasília e Belo Horizonte, o diretório municipal terá de tratar das candidaturas a deputados, gente de casa. Há quem já se simpatize com uma chapa Henrique Duque – Sérgio Rodrigues disputando a Câmara e a Assembleia. Como também os que esperam a filiação de Isauro Calais, hoje MD, que tem lastro como candidato a deputado estadual.
Prazo para
o voo livre
Correm trinta dias para que deputados filiados do PPS e do PMN, agora incorporados como Mobilização Democrática, façam oficialmente a opção pela nova legenda. É o que impedirá que sejam atingidos, no futuro, pela legislação da fidelidade partidária.
Por via das dúvidas, muitos que não têm mandato, mas alimentam pretensões de disputar, vão cuidando de andar nos conformes. Não faltam casos assim nos dois antigos partidos.
Remendos
no tráfego
A expectativa gerada pala prefeitura, desde a administração anterior, é que as obras viárias projetadas poderão corrigir alguns dos sérios problemas de mobilidade urbana. Mas o que as ruas têm cobrado é o que o prefeito Bruno pretende fazer para adotar medidas emergenciais, de forma que a população possa vencer o caos dos fins de semana e poder esperar as obras prometidas.
Enquanto não se pratica a grande cirurgia, prevista para terminar dentro de dois anos, alguns curativos têm de ser feitos.
Interpretação
ao pé da letra
O deputado evangélico Marco Feliciano, que inspirou a grande celeuma em torno da Comissão de Direitos Humanos, tem recomendado que, para se entender seu desprezo por homossexuais e africanos, é preciso interpretar e seguir radicalmente o Velho Testamento. Nem as alegorias lhe escapam.
Se é assim, alguém na internet questiona: “Em Levíticos 25:44 eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados de nações vizinhas; a Argentina, por exemplo. Você pode esclarecer isso?” E mais: “Tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados. Êxodo 35:2 claramente afirma que ele deve ser morto. Eu sou moralmente obrigado a matá-lo mesmo?”
Convenção do
PSDB no sábado
Será na Assembleia Legislativa, no sábado, entre 9h e 14h, a convenção estadual do PSDB, com a presença do presidente do diretório nacional do partido, Sérgio Guerra.
Terão direito a voto 1.500 convencionais, entre membros do atual diretório, parlamentares tucanos e delegados que representam os municípios mineiros. Serão eleitos 104 membros efetivos e 35 suplentes, numa chapa de consenso para compor o diretório estadual, além de cinco integrantes do Conselho Estadual de Ética e Disciplina Partidária, e 60 delegados à convenção nacional, dia 18 de maio.
Ainda no sábado, os tucanos mineiros formam sua nova executiva, mas mantêm na presidência o deputado federal Marcus Pestana para o biênio 2013-2015.
Alívios em
ano eleitoral
O esquema da campanha da presidente Dilma, já agora sem se preocupar com sutilezas, recomenda que as notícias desagradáveis sejam antecipadas para este ano, pois em 2014 ela tentará se reeleger, e é bom estar nas graças da população. É a razão da antecipação para este ano do novo aumento da gasolina.
Recurso em
lugar errado
Causou estranheza geral a declaração do ex-ministro José Dirceu de que recorreria a organismos internacionais, tão logo o Supremo Tribunal Federal desse a conhecer o acórdão do julgamento em que foi condenado como chefe do mensalão. Talvez esteja querendo saltar da frigideira para o fogo, pois em tribunais de Justiça de países sérios ele já estaria preso há anos.
Maioridade
sem exagero
O deputado sergipano André Moura, defendendo a revisão da maioridade penal, quer que a rapaziada responda por atos penais quando atingir 12 anos, não 16, como pretendem os mais sensatos. A proposta parece incorrer em dois equívocos: o primeiro é que a redução de 18 para 12 anos seria um passo perigoso. Segundo, é que seu projeto fala em plebiscito, para que os eleitores se manifestem sobre a redução, quando já estamos cansados de saber que 90% dos brasileiros são simpáticos à ideia.
Alto preço da
desinformação
Já se conhece muito sobre fatos, pessoas e tramas que antecederam o golpe de 46 e a consequente derrubada do governo João Goulart; e ainda recentemente, com a liberação de velhos relatórios do Departamento de Estado, removeram-se as últimas dúvidas quanto à participação dos Estados Unidos naqueles episódios. Mas sempre fica a estranheza de historiadores sobre a incapacidade dos ministros de Jango de perceber que havia uma conspiração em marcha, parte dela tendo Juiz de Fora como cenário. O pecado da desinformação e da falta de “desconfiômetro”.
Um fato recente para corroborar: descobriu-se que em 11 de abril de 63, um ano antes do golpe, na liderança do Comando Geral dos Trabalhadores, Clodesmidt Riani distribuiu comunicado interno denunciando a sublevação em curso, “por civis e militares, do tipo gorilista da Argentina”.
O governo se recusava a tomar conhecimento de evidências.
Harmonizar
é necessário
Tem importância que vai além de uma reunião de amigos e correligionários fieis o encontro que o senador Aécio Neves teve com os quatro de seu grupo – Marcus Pestana, Alberto Pinto Coelho, Nárcio Rodrigues e Dinis Pinheiro - pré-candidatos a governador. Quer agir para que, correndo em raias diferentes, as pretensões não comprometam a harmonia do grupo e dificultem o projeto maior, que é o próprio Aécio disputando a presidência da República, a partir de um cenário de coesão em Minas. Deduz-se que os quatro, desinteressados em se afastar logo das cogitações, terão de acertar seus planos no segundo semestre.
Porque é evidente que os adversários estão em campo. O ex-presidente Lula trabalha para se entranhar no PMDB e filiar Josué, filho de José de Alencar, e impô-lo como vice na chapa de Fernando Pimentel.
Um bom lugar
para o busto
Um busto de Itamar Franco vai ser instalado no ponto em que se cruzam as ruas Batista de Oliveira e Espírito Santo com a Independência, avenida que agora tem o nome do ex-presidente. Para isso, vai se remover dali o monumento à água. A solenidade está prevista para 28 de junho, dia em que Itamar completaria 83 anos.
(( publicado também na edição desta segunda-feira do FOLHA JF ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário