sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Aécio propõe ousadia

O senador eleito Aécio Neves, que dedicou os três últimos dias a conversar com líderes do PSDB, inclusive Fernando Henrique, traçou a linha mestra de sua atuação no Congersso, e para ela promete tentar influenciar outros partidos, sejam eles da oposição ou da base do governo, tudo em nome de uma pauta comum. Na sabatina a que se submeteu no programa Roda Vida, da TV Cultura, na madrugada desta sexta-feira, ele propôs mais ousadia para que se viabilizem as reformas, a começar pela que trata da político-eleitoral.
Ao alinhar as prioridades, Aécio começa pela cláusula de barreira, instrumento que amarra os partidos inviáveis, isto é, aqueles que não conseguem 5% dos votos nacionais para a Câmara dos Deputados ou 3% em nove estados. Talvez com isso as bancadas no Congresso se restrinjam a seis ou sete partidos. Entende que seria uma boa medida, até porque, quando é exagerado o número de legendas, fica difícil cuidar da tramitação das matérias, pois os entendimentos passam a ser tarefa de convencimento individual.
Aécio também sugere pressa na votação do financiamento público das campanhas eleitorais e, tanto quanto possível, o voto distrital.

Por que não a terceira via?

No atual período antecipado de sessões a Câmara sente que continua fortalecida a candidatura do vereador pastor Carlos à presidência, até porque é o preferido da bancada governista. Mas sente também que, não sendo uma candidatura natural, muito menos unânime, continua aberto espaço para alternativa, já que não se conseguiu viabilizar o projeto de eleição do tucano José Laerte.
Quando a solução é impossível em relação a dois, nada impede que se pense na terceira via, a que soluciona e pacifica. Se a saída fosse essa, segundo os murmurinhos de gabinetes, a Câmara poderia pensar em Júlio Gasparete ou Flávio Cheker.



Notas

1 – O serviço de iluminação pública em Juiz de Fora tem obrigação de ser melhor, se considerado o do Rio de Janeiro. Ontem, fazia-se comparação entre duas contas emitidas no mesmo dia para casas residenciais de dimensões idênticas: para a de Ipanema taxa de R$ 4,50; para a do Bom Pastor, R$7,92.

2 - Primeira promoção cultural do novo ano será o Encontro de Folia de Reis, dia 8, entre 15h e 22h, no Parque Halfeld. Quem organiza é a Associação de Folia e Charolas.

3 - Inaugurada, a Praça de Convivência da Universidade Federal está sendo considerada, por quem conhece os campi, como uma das melhores do País.

4 - O sábado e domingo são de festa na fazenda Guaritá. O empresário Omar Peres reúne amigos para se despedirem de Roberto Gonçalves, que deixou a direção do telejornalismo da Panorama e assume o mesmo cargo em Aracaju.

5 – Quatrocentas prefeituras mineiras, entre as quais não menos de vinte da região de Juiz de Fora, não terão como pagar o 13º. Os cofres estão zerados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário