segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Omar se despede

Omar Resende Peres Filho foi uma das figuras mais destacadas de Juiz de Fora nos últimos dez anos, período muito curto para sua movimentada passagem pela política. Depois de anunciar o encerramento de suas atividades na imprensa, com o fechamento do jornal “JF Hoje”, ele também comunica que encerra seu blog, não sem antes confessar que se cansou. Suas ligações com a cidade vão se limitando à condição de sócio majoritário da TV Panorama, que, vale dizer, é uma das referências mais poderosas da mídia em Minas.
Na despedida, nesta semana, anuncia que sua residência ficará dividida entre o Brasil e a Europa. Ele não revela, mas isso resulta de um projeto internacional de telejornalismo a que se associou.
Sobre a presença de Omar na política de Juiz de Fora, notam-se as disputas de uma cadeira no Senado em 2006, a prefeitura dois anos depois, e, agora, a candidatura a deputado federal. Em todas essas campanhas, a marca do polemista.
Diz ele que disputa eleitoral nunca mais. Sendo tal a disposição, a crônica política desde já lhe reserva dois feitos marcantes: a campanha que levou à renúncia de alberto bejani, prefeito corrupto, e, como jamais se tinha visto, também forçou a redução do valor da tarifa dos ônibus urbanos.



Começam as obras no Museu

O ano de muitas incertezas em relação à memória da cidade, vai ser fechado, para certo alívio, com a certeza de que serão retomadas as obras de restauração do Museu Mariano Procópio, o que a cidade fica devendo à dedicação e à persistência de seu diretor, Douglas Fasolato. Acaba de assinar a ordem de serviço para a primeira e terceira fases da Villa Ferreira Lage, de acordo com licitação vencida pela empresa Concrejato, que se credencia também com alguns projetos que estão sendo executados sob sua responsabilidade, como a restauração do Teatro Municipal de S.Paulo e o Palácio Guanabara.
Em Juiz de Fora, a Concrejato começa a trabalhar no dia 10 de janeiro. As obras vão custar R$ 1,5 milhão.
Conservar (muito menos restaurar o velho castelo de Mariano) tem sido uma luta antiga da cidade, quase sempre sem maiores atenções da administração pública.


Outra restauração

Na homilia da missa de Natal que celebrou, dedicada ao simbolismo das luzes no nascimento de Jesus, o metropolita, dom Gil Antônio, anunciou a realização de obras na Catedral, empreendimento que deve se estender por mais de um ano, incluindo recuperação das pinturas de santos nos altares central e laterais.
O primeiro passo será a cúpula, de onde já ocorreu de se desprenderem pedaços de reboco, o que pode acabar ferindo alguém. Em seguida, ainda de acordo com as prioridades definidas pelo arcebispo, o templo terá melhores condições de acessibilidade para fiéis com limitações fisícas.
Num terceiro passo, vão ser recuperadas as pinturas, que datam de 1956, realizadas pelo espanhol Dominguez. Mas, antes de Dominguez ser contratado por dom Justino Santana, segundo disseram a dom Gil Antônio, havia no teto da nave uma pintura original: a cena de Santo Antônio, o padroeiro, entrando no céu. Ele deseja recuperá-la, e para isso está pedindo a ajuda de quem tenha conservado uma fotografia da época.


Comandos militares

Janeiro começa a marcar mudanças nos postos de comando da Brigada em Juiz de Fora. No dia 11, às 9h, o coronel Mariano Cordeiro passa o comando do 4º GAC – Grupo de Artilharia de Campanha ao tenente-coronel Augusto Perez. No dia 25 o tenente-coronel Sérgio Marrafão Júnior recebe do coronel Malbatan Leal o comando do Campo de Instrução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário