sábado, 4 de dezembro de 2010

Formação do Secretariado

O senador eleito Aécio Neves tem todas as razões políticas para influir na formação do primeiro escalão que vai acompanhar o governador Anastasia. Ainda assim, não faltam setores que estranham tal influência. Sem que o novo governador abdique do direito de decidir em relação à maioria dos cargos, seu antecessor haverá de ter um peso nas principais escolhas, até porque o projeto político de Aécio vai continuar dependendo muito de Minas nos cenários interno e nacional.
O senador Itamar Franco, por quem Anastasia já manifestou respeito político, deve ser consultado na nesta semana, sem que até agora tenha transpirado seu desejo de participar das nomeações, com exceção, certamente, de Djalma Morais, que gostaria de ver reconduzido à presidência da Cemig, onde está há dez anos. Em favor de Djalma concorre sua reconhecida competência à frente da empresa, que com ele, no governo Itamar, escapou de uma ruinosa privatização nas mãos de franceses, e é hoje a maior empresa do setor, com ações em bolsas internacionais.
Em Juiz de Fora, além da torcida por Djalma, é bem recebida a notícia de que o médico Antônio Jorge deve mesmo permanecer na Secretaria de Saúde.
Deputados fizeram circular a notícia de que o deputado reeleito Rodrigo de Castro, seretário-geral do PSDB, figura entre os cotados para a Casa Civil. Consta que a notícia também deixa alegre o prefeito Custódio Mattos.

Pesquisas sob controle

A começar por São Paulo, a Comissão criada pelo TSE para propor nova sistematização do Código Eleitoral já realiza as primeiras audiências, com a expectativa de que suas propostas possam estar prontas para a eleição presidencial de 2014. Há muitas ideias, segundo o presidente, ministro Antônio Dias Tófoli, e uma delas, entre as que prometem aprovação imediata, é a que trata de critérios e controle das pesquisas eleitorais, que, como hoje, divulgadas até horas antes das eleições, influenciam os votos mais vulneráveis e inseguros. O Brasil figura entre as poucas democracias ocidentais em que essas pesquisas gozam de total lideralidade.
O ministro Tófoli acha que o Código Eleitoral poderá tratar também de novos modelos para o financiamento das campanhas, prestação de contas dos candidatos e prazos para substituições no Executivo.


Sumário

1 – Na igreja de São Geraldo, monsenhor Miguel Falabella celebrou missa em memória do ex-prefeito Mello Reis, lembrando que ninguém mais que ele amou a cidade. O celebrante desejou que a trajetória de Mello seja exemplo para os sucessores.
Assistiram à missa, entre muitos amigos e autoridades, o ex-presidente Itamar Franco e o prefeito Custódio Mattos.

2 - A Rua Doutor Gil Horta era considerada o pior asfalto da zona central. O novo asfaltamento, que ficou concluído no fim de semana, ganhou o aplauso dos moradores.

3 - Ninguém sabe explicar o que está acontecendo. Foi autorizada a entrada em circulação de mais 50 táxis. Mas os pontos de embarque continuam formando filas, principalmente nas horas de pico. E mais: os próprios taxistas confidenciam que os carros destinados aos bairros também preferem circular no centro.
Seja como for,quem perde é o usuário.

4 – Em ato lutúrgico presidido na Catedral por monsenhor Cornélio Viana prestaram testemunho dois jovens dependentes de drogas, que se recuperaram plenamente depois de serem tratados, durante um ano, na Fazenda Esperança, em Guarará. Em janeiro, mais cinco completam o tratamento bem sucedido.

5 – O município pode fechar o ano sob a expectativa de um aumento do PIB local em torno de 6%. Ocorrendo essa performance, vivas principalmente à produção de aços, que se aproxima das 600 toneladas/mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário