domingo, 12 de dezembro de 2010

Diplomação e definições

No final da semana o Tribunal Regional Eleitoral realiza a diplomação dos eleitos em outubro e os ocupantes das primeiras suplências. O governador Antônio Anastasia, tal como ocorreu com Aécio Neves, assume no primeiro dia de janeiro, mas sem transmissão de cargo, pois sucede a si mesmo. A propósito do ato de posse, o Tribunal vem resistindo, há anos, aos apelos para que mude a data, considerando-se que os empossados acabam de acordar da madrugada de festas de passagem de ano... Eventuais excessos não justificam.
Com os homens e mulheres nos seus devidos lugares, o governador vai dispor de condições políticas para concluir a escolha dos nomes do primeiro e segundo escalões, tarefa difícil, mesmo considerada sua capacidade de decisão. Mas é exatamente por ter o governador grande poder que as pressões e os interesses se fazem sentir com mais vigor.
Logo após a solenidade no TRE também se intensificam as articulações para a convocação de alguns deputados eleitos que ocuparão funções no Executivo, abrindo-se, automaticamente, vagas aos suplentes que a política oficial considera importante tê-los em plenário e nas comissões da Câmara e da Assembleia. De imediato, figuram neste caso os veteranos Vítor Penido e Bonifácio Andrada.

Em relação a suplências, dois registros: 1 - até que tenha o filho, Rodrigo, terceiro suplente, assumindo na Assembleia, o prefeito Custódio Mattos terá de contar com o correligionário Lafayette Andrada para defender sua administração. 2 - setores do PT em Belo Horizonte andaram falando na suplente de deputado Margarida Salomão para assumir a representação do Ministério das Comunicações em Minas. Muito pouco para quem já foi reitora de uma universidade federal e acaba de obter votação consagradora.


Prioridades na UFJF

Certo de que em 2011 não faltarão recursos financeiros da União para a Universidade Federal (o que se diz é que será algo em torno de R$ 170 milhões) o reitor Henrique Duque define algumas das prioridades que vão ocupá-lo no novo ano, e uma delas, certamente a primeira, é o novo hospital universitário, com capacidade para 350 leitos. O edital de licitação será publicado 48 horas após o Natal.
Na noite de sábado, depois de presidir a solenidade de entrega da Medalha JK a 50 personalidades, o reitor, conversando com jornalistas, disse que também estão entre as obras físicas para os próximos 12 meses a instalação do planetário, o jardim botânico, “possivelmente com um teleférico”, o parque tecnológico e o sistema próprio de geração de energia para o campus.


Notas

1- Em sua reunião desta segunda-feira, à tarde, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural vai discutir o valor venal de imóveis tombados. O que se pretende é modificar a metodologia de cálculo de depreciação.

2 – Ainda em relação ao patrimônio cultural da cidade: até o final da semana, o diretor Douglas Fasolato deve anunciar a retomada das obras de restauração do Museu Mariano Procópio.

3 - A começa pela sede central, a perfeitura vai cobrar, a partir do primeiro dia do novo ano, a identificação dos funcionários pela biometria. Dentro de três meses, cinco mil deles já estarão submetidos a esse sistema, para se controlar o efetivo tempo trabalhado.

4 - Em conversa com amigos, durante evento social, o vice-prefeito Eduardo Freitas dizia que 2011 será o ano em que a cidade assistirá a uma explosão de obras comandadas por Custódio.

5 - A sugestão é tão antiga como permanentemente oportuna: o Demlurb faria bem se mobilizasse uma equipe para remover logo a água que as chuvas deixam empoçadas nas calçadas e junto ao asfalto. Medida preventiva para conter a dengue.

6 - Este ano registrou o fechamento de alguns dos restaurantes e bares mais tradicionais de Juiz de Fora. Depois do Faisão Dourado, também o Dia e Noite, que vinha dos tempos em que a esquina de Getúlio Vargas e Marechal Deodoro era o Largo da Alegria. A faixa da tradição agora fica com o Belas Artes.

7 – Três deputados federais – Luiz Fernando Faria, George Hilton e Reginaldo Lopes – fizeram presença no campus da UFJF, sábado à noite, para assistir à festa da Medalha JK.

Nenhum comentário:

Postar um comentário