sábado, 4 de dezembro de 2010

O porta-voz do PPS

O senador eleito Itamar Franco segue neste domingo para o Rio, onde tem uma semana de reuniões políticas, uma das quais com a executiva nacional do PPS, da qual é vice-presidente. Nessa que será a primeira reunião depois das eleições, o partido pretende traçar planos para a atuação de seus representantes no Congresso Nacional.
Já se sabe que há uma tendência de se conferir ao senador a missão de encaminhar, no âmbito das atividades parlamentares, as questões de natureza política de interesse do PPS. Não se trata, ainda, de definir a liderança da bancada, mas joga-se com a experiência que Itamar acumulou em dois mandatos no Senado, além de ocupar a vice-presidência nacional do partido.

Dignidade retomada

Passou a ser citação permanente nos discursos do presidente da Câmara, Bruno Siqueira, “a importância da retomada da dignidade da Câmara”, depois de alguns tormentos que a Casa enfrentou nos últimos meses, inclusive o dissabor de ver um ex-presidente, Vicente de Paula Oliveira, trancafiado no Ceresp.
Por falar em dignidade pessoal e competência, é esperar para ver se o recado tem conseguido sensibilizar os vereadores. O teste será no dia 1º de janeiro, quando se elegerá o novo presidente. Na atual Câmara, se é verdade que há algumas monumentais inutilidades, há também em quem o cargo pode ser confiado.

As raízes de Hildegard

A colunista Hildegard Angel é a mais nova Cidadã Honorária de Juiz de Fora. Recebeu o diploma em sessão solene na Câmara, sexta-feira à noite, diante de auditório de convidados seletos, e ouviu os agradecimentos oficiais da cidade que ela ajuda a divulgar, sempre nos aspectos mais positivos.
No discurso de agradecimento, num improviso entrecortado de lágrimas e emoções, ela foi buscar lembraças do passado e da descendência para mostrar que de maneira alguma a jornalista e a cidade são estranhas entre si. O pai, Norman, tinha loja de máquinas Facit na Rua Halfeld e, com recursos próprios, manteve em Matias Barbosa, uma casa de assistência a 50 crianças desvalidas. O primeiro marido, de quem se enviuvou, era o juiz-forano João Pessoa de Resende. A mãe, Zuzu, autoridade nacional em modas, foi tema de filme rodado em Juiz de Fora, no qual se mostra a saga da mulher que buscou saber tudo sobre o filho que a ditadura torturou e matou.
Hildegard disse que estreira suas relações com Juiz de Fora na imensa admiração que tem pelo diretor do Museu Mariano Procópio, Douglas Fasolato.


Notas do domingo

1 – O Tribunal Regional Eleitoral reconsiderou os votos do candidato Silas Brasileiro, mas faltaram 1.400 para que a coligação do PMDB com o PT ganhasse mais uma cadeira na Câmara dos Deputados.Com isso, os petistas da cidade devem adiar a expectativa de ver assumindo a primeira suplente, professora Margarida Salomão.

2 – Na terça-feira, ao ocupar a tribuna da Câmara, o deputado Vítor Penido vai pronunciar discurso sobre a vida e obra do ex-prefeito Mello Reis. Dirá que a morte de Mello deixou Minas sangrando e mais pobre, sem conviver com um modelo de dignidade.

3 – O deputado Nárcio Rodrigues está entre os nomes citados para ocupar a Casa Civil do governo Antônio Anastasia. Se for escolhido, abre-se vaga na Câmara para Vitor Penido, enquanto à primeira suplência ascende Bonifácio Andrada.

4 – O reitor da UFJF, Henrique Duque, anda nas boas graças de Lula. Depois de integrar a comitiva presidencial que foi à África, ganhou a promessa de ver Lula em Juiz de Fora, depois de ele passar o cargo, para conhecer as obras que o governo federal realizou no campus.

5 – Vencida a resistência da Comissão do Patrimônio Histórico, que reage a obras que podem comprometer o visual dos bens tombados, como o caso do Palácio Barbosa Lima, a Câmara inaugurou a rampa de acessibilidade para portadores de atenções especiais. A obra custou R$ 126 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário