domingo, 22 de janeiro de 2012

Novo conselheiro

O Conselho de Amigos do Museu Mariano Procópio tem mais um membro. O arcebispo, dom Gil Antônio, foi eleito com 92% dos votos, para ocupa a cadeira que pertenceu ao arquiteto Arthur Arcuri, que morreu em 2010. É terceira vez que um prelado católico participa do Conselho. Antes, dom Justino Santana e dom Geraldo Penido.


Discriminação

Há projetos de lei que estão destinados a produzir efeitos contrários e mais graves do que os erros que pretendem corrigir. Esta nesse caso a propositura do deputado Luiz Alberto, do PT da Bahia, que quer a fixação de uma cota mínima de cadeiras no Congresso e nas Assembleias Legislativas para cidadãos negros. Ao pretender extinguir uma discriminação ele consegue discriminar mais, pois veda a representação de cidadãos de outras raças.
Alberto é como os terroristas: quer combater o mal com um mal maior.


Condicionante

Acreditam muitos que a próxima campanha eleitoral talvez ajude a reacender a discussão sobre a criação do estado do Triângulo, velho sonho que, se vingasse, seria um rombo nos cofres de Minas, porque ali se concentram 27% do PIB do estado. Mas, se o assunto realmente reaparecer, vai se propor logo que a capital seja Araxá, de forma que passem ao largo as velhas disputas entre Uberlândia e Uberaba.


Tortura

Entidades de defesa dos direitos humanos, que colaboram com as Nações Unidas, estão chamando a atenção do Congresso para que o Brasil olhe mais a violência que se pratica contra os presos. Com uma advertência: a sociedade confere pouca importância ao que acontece nos presídios, achando que só excepcionalmente políticos adversários são torturados, quando, na verdade, isso ocorre com todos os presos, bastando para tanto que estejam nesses depósitos de condições subumanas. Há casos em que a tragédia se agrava, nas noites em que a esse cenário incorporam-se castigos medievais aplicados por agentes despreparados.


Crime do som

Quando o vereador José Figueirôa apresentou projeto convertido em lei sancionada pelo prefeito, fixando multa sobre carros que trafegam com som excessivo depois de 22h, veio logo a preocupação: quem haverá de exercer a fiscalização sobre os infratores? Aqui mesmo se previu esse problema, que agora se revela inexistente. A equipe da secretária Sueli Reis já multou 150 motoristas, muitos dos quais correram à prefeitura para “chiar” e dizer que não têm como pagar a multa, que fica em torno de R$ 500,00.


Encruzilhada

Estão em Belo Horizonte os únicos protestos contra o assalto que vereadores de várias cidades praticaram contra o contribuinte. Até porque lá eles se mostraram mais gulosos, projetando seus subsídios em 61%. Nesta segunda-feira termina o prazo que entidades e a mobilização popular deram ao prefeito Márcio Lacerda para vetar o aumento, o que ele certamente não fará, depois de estar nessa encruzilhada durante duas semanas.


A faxina

No momento em que a presidente começa a reorganizar sua equipe principal, há gabinetes governamentais que divergem quanto a uma questão que não deixou de ser momentosa e ainda ocupa as principais atenções políticas. Mesmo que todos esses gabinetes sejam influentes, há alguns que recomendam a pausa imediata na caça às bruxas, a última das quais baixou sobre o Ministério da Integração, para que a administração possa avançar seus projetos. Outros, moralistas racionais, pensam que a guerra à corrupção tem de prosseguir, ainda que sem maiores estardalhaços, porque, bem pensada, a faxina é o que o governo tem para mostrar.


Para avaliar as bases


Para construir uma convergência, onde tanto se tem divergido, o PSDB decidiu promover o recadastramento de seus filiados, o que passou a ser considerado o primeiro item organizacional com vistas à disputa presidencial em 2014. Os tucanos precisam saber quantos são e onde estão os seus pontos de maior vulnerabilidade, embora já disponham de dados que permitem concluir que esses pontos continuam localizados no Nordeste.
Em Minas, o partido admite que seu crescimento, baseado principalmente nos governos Aécio e Anastasia, tenha ampliado em torno de 20% suas filiações no interior. Mas é apenas uma expectativa que se baseia em dados de cartórios eleitorais e informação de prefeitos.
Os números que forem apurados no recadastramento estadual, se revelarem significativo crescimento do partido, terão importância para o projeto do senador Aécio Neves de disputar a presidência da República.


__



Centenário do ' Mercantil '


O “Diário Mercantil”, o mais importante jornal da história de Juiz de Fora, começou a circular em 23 de janeiro de 1912. Faria 100 anos nesta segunda-feira, se sobrevivesse à crise financeira que enfrentou na primeira metade da década de 80. Mas nos 70 anos em que circulou teve influência na política, na economia e em todos os setores da vida da cidade.
O jornal foi criado por duas figuras de grande prestígio aqui e em todo o estado: Antônio Carlos, que depois seria presidente de Minas, e João Penido. Partindo de duas forças políticas, o editorial de primeira página deixou claro seus objetivos: prestigiar o Partido Republicano Mineiro e as classes produtoras. Nos anos 30 passou a integrar a rede dos Diários Associados, e nela permaneceu até sair de circulação em 1983.
Pelo “Mercantil” passaram todos os grandes da imprensa local, a começar pelo primeiro redator-chefe, Pinto de Moura, ao lado de Machado Sobrinho, Dilermando Cruz, Segadas Viana, Edmundo Lys, Paulino de Oliveira, Jorge Couri, Gilberto de Alencar, Dormevilly Nóbrega, Guimarães Vieira, Henrique Hargreaves, Cosete de Alencar, entre outros; muitos outros.


__

((publicado também na edição desta segunda-feira do TET NOTÍCIAS ))

Um comentário:

  1. Wilson, sei que vc não é cabotino para se citar. Mas faço questão de lembrar do Mário Helênio que até é nome de estádio. Pergunto se o JC Lery Guimarães, outro dos grandes locais, foi de lá. Abçs. Geraldo Gerrô de Melo.

    ResponderExcluir