segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Os incentivos são o desafio

Quando são relacionados os desafios que o governo de Minas tem para encarar neste ano, logo são citados os desencontros da política de incentivos fiscais, que há anos constituem um problema impossível de superar. A desordem dos níveis com que são operados tais estímulos tem gerado e agravado um perigoso contraste entre regiões de significativa densidade industrial e outras, vizinhas de divisa, com forte identidade social, mas carentes de indústrias que possam lhes render ICMS e empregos. Nesse particular, os estados fluminense e mineiro têm traçado uma situação ilustrativa.
Resta a expectativa de que, no gargalo dos contrastes, o governo se veja forçado a agir com rigor e disposição. Pelo menos, o ano velho fechou com a promessa do governo de analisar esse conflito com a atenção merecida. No Congresso, o assunto continua sem merecer maiores atenções de deputados e senadores.


Calendário eleitoral
de 2012 começa hoje

A partir desta terça-feira, as empresas e institutos que trabalham com pesquisa eleitoral estão obrigados a registrar seus levantamentos. Também a partir de agora, a Administração Pública fica proibida de distribuir bens, valores ou benefícios gratuitamente, a não ser em situações excepcionais.
A próxima data do calendário eleitoral é 9 de maio, quando termina o prazo para que o eleitor possa requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio. Nesse mesmo dia termina o prazo para que os portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida peçam transferência para uma seção eleitoral especial.
As convenções para escolha dos candidatos acontecem entre os dias 10 e 30 de junho. Nesse período, emissoras de rádio e TV estão proibidas de transmitir programas apresentados por candidato escolhido em convenção.


PPS vai seguir as
linhas do governo

O PPS entrou no ano eleitoral admitindo que a tendência a ser seguida na disputa da prefeitura é levar apoio ao candidato que estiver mais afinado com o governo do estado, disse o presidente do diretório municipal, Antônio Jorge, para quem o nome desse candidato será conhecido com base em pesquisa a ser realizada ainda neste primeiro semestre. Ele reconhece que neste momento sinaliza-se para a reeleição do prefeito Custódio Mattos, mas, ainda assim, não se trata de adesão automática.
No caso de Minas, há proposta no sentido de que o partido construa um mapa dos 50 maiores colégios eleitorais, para adotar neles esquema especial de campanha, enquanto a orientação do presidente nacional, Roberto Freire, é no sentido de que sejam lançados candidatos próprios onde forem mais de 200 mil eleitores.
Nestas primeiras semanas do ano, o PPS vai cuidar, prioritariamente, da seleção dos candidatos a vereador.



PSD terá peso nas decisões

Os deputados que se transferiram para o PSD e tiveram sua decisão reconhecida em instância superior, não apenas fizeram do novo partido a terceira bancada parlamentar, como também garantiram a ele preciosos minutos de propaganda gratuita no rádio e a televisão. Há casos, e Juiz de Fora é um deles, em que o tempo de propaganda em televisão é considerado o fator mais importante da campanha, e esse é a primeira preocupação dos adversários do prefeito Custódio Mattos, que, antes mesmo de somar o que vem dos partidos coligados, já garante 16 minutos na tela.
A executiva estadual ainda não definiu oficialmente quem vai organizar o partido em Juiz de Fora, mas é certo que nessa decisão terá influência o deputado Júlio Delgado.
Há um detalhe que contribui para ampliar as perspectiva do partido do prefeito Kassab em alguns dos principais redutos eleitorais do País. O PSD é o que apresenta elementos mais atraentes para os projetos de aliança na disputa das grandes prefeituras. Quando se trata particularmente de Minas, percebe-se que há condições para um diálogo produtivo com o senador Aécio Neves.



Prioridades
no tucanato

O PSDB já começou a traçar seus planos para a ano eleitoral, mas há detalhes importantes que vão ser trabalhados na segunda quinzena deste mês, sem perder de vista que o que se fizer agora já terá em vista que, dentro de dois anos, o partido terá como prioridade o projeto presidencial do senador Aécio Neves. Os tucanos vão batalhar votos em todos os municípios, mas terão uma preocupação especial com os que em outubro do próximo ano estarão com mais de 50 mil eleitores.


Na liderança

Sob a presidência de Djalma Morais, a Cemig entra em 2012 como a estatal que produziu melhores resultados no ano passado. A Bovespa confirmou que as ações da companhia subiram 28.19%.


Confirmação

Houve uma festa de confraternização entre dirigentes e filiados do PSB para saudar a chegada do novo ano. Na reunião, o deputado Júlio Delgado, presidente do diretório municipal, confirmou que estará na disputa da prefeitura em outubro.


Sobre a Copa

Paulo Barroso, que coordena as questões de Minas ligadas à próxima Copa do Mundo, vem a Juiz de Fora para conversar com o prefeito Custódio Mattos, mas não adiantou detalhes do encontro.
Como se sabe, Juiz de Fora é uma das 18 cidades mineiras que pretendem ser subsede do campeonato, ao lado de Caeté, Araxá, Caxambu, Divinópolis, Formiga, Extrema, Governador Valadares, Ipatinga, Matias Barbosa, Lagoa Santa, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sacramento, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia e Varginha.
Uma dessas cidades servirá como “base camp”, para treinamento das seleções visitantes.



Os maus não
sabem viver

Pergunta-se, frequentemente, se os maus políticos, principalmente os corruptos, não pensam no seu amanhã, já que são incapazes de pensar no amanhã dos outros. Não levam para a eternidade o dinheiro que roubam, e o que deixam acaba envergonhando os herdeiros, que um dia haverão de pagar com vexame. Sobre pessoas desse tipo disse o Dalai Lama: “Vivem como se não fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido”.
E, ainda ele: por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem tanto dos valores morais no presente, que acabam não vivendo nem o presente nem o futuro. Tão estúpidos como os que perdem a saúde para juntar dinheiro e na velhice perdem dinheiro para recuperá-la, em vão.


(( publicado também na edição desta terça-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário