domingo, 19 de agosto de 2012

Começa a campanha

Para a maioria dos candidatos e seus colaboradores, a campanha eleitoral tem início, efetivamente, amanhã, quando entram no ar os programas de propaganda em horários gratuitos do TRE no rádio e na televisão. E confirmam isso no segredo com que até a última hora guardam o conteúdo de suas produções. Sobre elas têm falado apenas superficialmente. Com cerca de vinte pontos que, segundo as pesquisas, distanciam o primeiro e o terceiro colocados na intenção de votos, todos os candidatos acham que podem subir, e para tanto, o rádio e a televisão haverão de influir. Assessores da candidata do PT, Margarida Salomão, afirmam que a televisão vai mostrar um programa pautado nas questões que hoje são preocupação do juiz-forano, com base num modelo de administração pública proposto pelo partido. Bruno Siqueira, PMDB, o mais jovem dos candidatos, sendo entre todos o que nunca disputou a prefeitura, vai jogar na proposta da renovação, para afirmar que a cidade não avançou tanto quanto podia. Para Custódio Mattos, PSDB, que sai em busca da reeleição, e dispõe de mais tempo no vídeo que seus adversários, o enfoque dos programas está nas realizações da administração, as obras que foram iniciadas e precisam ser concluídas.
Relatividade
Sem desprezar o fato de que a candidata do Partido dos Trabalhadores, Margarida Salomão, vem liderando todas as pesquisas até agora conhecidas, é preciso considerar, relativamente, que em uma eleição com as características deste ano 20% dos votantes só se definem quando faltam 15 dias. É o raciocínio do presidente estadual do PSDB, Marcus Pestana.
Está na raiz
Quem se detiver sobre os autos dos processos do mensalão ou observar que a construtora Delta investiu cerca de R$ 300 milhões em eleições, constata facilmente que no financiamento das atividades políticas é que está a raiz de todos os escândalos que hoje deixam chocada a opinião pública.
Pelo tradicional
É inegável que as redes sociais têm um papel a exercer na campanha eleitoral. Se por nenhuma outra razão, pelo fato de as pessoas poderem interagir, sendo o exemplo mais recente a eleição do presidente Obama. Os recursos que se abrem a partir da internet devem ser admitidos, mas há todas as evidências para se considerar que neste 2012 o que vai continuar prevalecendo, em grande escala, são só recursos tradicionais de campanha.
Tal e qual
Severino Cavalcanti, que se tornou famoso pelas estrepolias que andou praticando na presidência da Câmara dos Deputados, teve impugnada sua candidatura a prefeito do município pernambucano de João Alfredo, pela mesma razão que a Justiça em Minas impugnou a candidatura de alberto bejani à vereança: renúncia ao mandato para escapar da cassação. A Ficha Limpa também está funcionando no Pernambuco.
Grande fiasco
O Ministério da Justiça havia concedido prazo até abril para que os órgãos de segurança mineiros concluíssem as investigações sobre crimes contra a pessoa praticados antes de 2007. Pois as apurações não chegaram a 5%. Isto significa que cerca de 11 mil criminosos estão soltos.
Amigos do Patrimônio
A Lei 11.111 foi sancionada em 2004, instituindo, a título de reconhecimento, o troféu Amigos do Patrimônio, que chegou à sua sétima versão. Na sexta-feira, no auditório João Carriço, foram contemplados os seis agraciados deste ano: Museu Mariano Procópio, Édson Campos Porto, pela preservação do imóvel 917 da Rua Batista de Oliveira, Maria das Graças Pereira, pelo trabalho realizado no campo do artesanato, o Arquivo de Memória da Secretaria de Educação, e as irmãs Odete e Ofélia Ciampi, por manterem preservado e conservado o Edifício Ciampi, o primeiro de Juiz de Fora. Representando a Fundação Alfredo Ferreira Lage e o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural discursaram Paulo Gawryszewski e Wilson Jabour Júnior, que destacaram a importância dos homenageados na difusão do patrimônio cultural, e pelo que servem de estímulo a pessoas e instituições que podem fazer pela memória de Juiz de Fora. Wilson lembrou o ex-prefeito Mello Reis, que em 1982 deu os primeiros passos para a implantação de uma política de preservação de imóveis históricos.
(( publicado na edição desta segunda-feira do TER NOTÍCIAS ))

Um comentário:

  1. Então o nobre jornalista reconhece que o dito "mensalão" é na verdade caixa 2 de campanhas. Antes tarde (como Roberto Jeferson) do que nunca (como Sérgio Guerra e Roberto Freire). Parabéns!

    ResponderExcluir