terça-feira, 6 de novembro de 2012

De carona

Compreende-se, embora não totalmente aceitável, o esforço que se vê nas casas legislativas para garantir a intocabilidade das coligações partidárias, ainda que sejam instrumento para alijar bem votados e contemplar candidatos que a maioria repudiou. É nelas que a reforma política tem encontrado um de seus maiores obstáculos. Veja-se o que se deu na recente eleição para a Câmara Municipal: oito dos futuros vereadores vão subir a escada com a muleta das coligações.
A fatura
O PMDB de Minas tomou consciência de que tem serviços prestados em volume que o habilitam a reivindicar um ministério, em vaga que certamente ocorrerá em dezembro ou nos primeiros dias de janeiro. Se puder escolher, será Saúde. Os peemedebistas apostam muito na ajuda do vice-presidente Michel Temer, mas sabem que a presidente Dilma não pretende ir além de uma minirreforma, o que encurta os espaços para as articulações.
Cultura
Há quem veja como dificuldade para política cultural mais agressiva a ausência de um órgão capaz de coordenar as ações de todos os setores que atuam nessa área; uma forma de melhorar os resultados globais. É o que leva a sugerir ao futuro prefeito, Bruno Siqueira, a criação da Secretaria de Cultura.
Gérson mantido
A vice-presidência da Epamig acaba de publicar a Portaria 5.510, datada de 5 de novembro, tornando sem efeito a destituição do professor Gérson Occhi da direção do Instituto Cândido Tostes. De fato, seu afastamento acabou não ocorrendo, porque estava marcado para o mesmo dia em que saiu a revogação do ato do ex-presidente Antônio Bandeira. Ficou mais que evidente a inspiração de antipatias pessoais para o afastamento de Occhi, que vai manter como suas preocupações imediatas o vestibular para os cursos de indústrias lácteas e o congresso de laticínios do próximo ano.
Um desagravo
Mal começada a movimentação das peças para o jogo eleitoral, o prefeito retirou André Borges da presidência da Cesama, informado de que o engenheiro já se engajara na pré-campanha de Bruno Siqueira. Mesmo tendo sido tomada sob inspiração política, a decisão levou, de fato, ao primeiro descontentamento do PMDB em relação à administração municipal. André foi agora convocado por Bruno para coordenar, de sua parte, a comissão de transição, e, como desagravo, não está fora de cogitação sua volta à companhia.
Velho mistério
Não há como negar a nebulosidade que cobre as relações do governo federal com algumas ONGs, sobre as quais têm prosperado razões para suspeitas. Já vai para um ano que Orlando Silva, então ministro dos Esportes, caiu por causa das relações suspeitas com uma ONG que lhe destinava generosidades. Depois, o ministro Carlos Lupi foi chamado a explicar o destino de outros recursos do Trabalho envolvendo ONG. Nada ficou explicado.
Sobre a Copa
Serão apenas sete, dependendo de novas avaliações do Ministério dos Esportes, as cidades mineiras que pretendem ser subsede da Copa do Mundo. Inicialmente eram 18: Juiz de Fora, Caeté, Araxá, Caxambu, Divinópolis, Formiga, Extrema, Governador Valadares, Ipatinga, Matias Barbosa, Lagoa Santa, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia e Varginha. Uma delas servirá como “base camp”, para treinamento das seleções visitantes.
As chuvas
As chuvas deram um breve sinal de que estão chegando, e já mataram nove mineiros. Em novembro do ano passado foi preciso que a região se visse mais uma vez assolada para que o desleixo oficial nesse setor fosse conhecido em detalhes. Até então, não se sabia que o governo federal retinha, há meses, verbas carimbadas para socorrer áreas de Minas que sempre estiveram sob risco na temporada das chuvas. No total, R$ 24 milhões devidos. Do pouquíssimo que foi liberado, apenas Ubá ficou com a metade dos R$ 2,2 milhões que lhe foram prometidos para cuidar de uma ponte e obras modestas. Esse escândalo só teve a superá-lo a decisão do ministro Fernando Bezerra de deslocar as verbas para o Pernambuco, preparando sua campanha eleitoral num estado onde o problema mais agudo são as secas, diferentemente dos mineiros, ensopados dos pés à cabeça.
(( publicado também na edição desta quarta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário