segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O alvo é 2014

Os grandes partidos vão entrar em 2013, mal descansados da eleição dos prefeitos, dispostos a trabalhar em torno de seu próximo grande objetivo, isto é, construir uma estrutura de poder eleitoral para o ano seguinte, quando se elegerão governadores e o presidente da República. Partindo do princípio de que os grandes municípios darão sustentação ao projeto presidencial, convenceram-se seus dirigentes de que as urnas de outubro passado realmente começaram a definir forças e fôlegos para a sucessão de Dilma. Neste contexto, papel saliente está reservado a Minas, talvez mais que em qualquer outro estado, se se tomar por base o PSDB intensificando ações para viabilizar a candidatura de Aécio Neves à presidência. Por isso, já se estabeleceu como ponto de partida que o nome para substituir Anastasia tem de expor um perfil alinhado com os planos de Aécio. É onde surge uma possibilidade para o deputado Marcus Pestana. De olho em 2014, não menos interessado está o PT, que, a partir de março próximo, já terá de fazer uma decisão dramática, mais ou menos como a escolha de Sofia: Dilma ou Lula.
Estratégia
A executiva estadual do PMDB espera hoje, em Belo Horizonte, o prefeito eleito Bruno Siqueira, como também os demais que obtiveram êxito na disputa pelas prefeituras, para uma primeira conversa sobre o futuro do partido em Minas. Há muito o que discutir, mas o primeiro passo deve ser a eleição do presidente. O deputado Antônio Andrade aceita ser reeleito. Outro ponto importante é a sucessão de 2014, que tem de merecer atenções desde já. Os peemedebistas pretenderão disputar o governo do estado com candidato próprio?
Reciclagem
Marcus Pestana, que dirige o PSDB em Minas, também abre campanha para uma ampla discussão sobre o futuro do partido, que, sem embargo dos resultados eleitorais obtidos neste ano, encontra-se numa encruzilhada: “ou recicla ou sucumbe”, segundo suas próprias palavras. O presidente tem planos ambiciosos, pois acha que o partido precisa rever métodos, ideais, nomes, atitudes, táticas, culturas e estratégias.
A novidade
O êxito do partido na recente campanha eleitoral, que culminou com a eleição do novo prefeito, leva o PMDB a esperar grande movimentação de filiados no sábado, quando se formará o novo diretório. Não obstante haver apenas uma chapa registrada. A expectativa otimista é em relação ao clima criado com a vitória de outubro.
Dúvida no PSD
O PSD do prefeito Kassab fecha o ano com um resultado positivo: depois de ser reconhecido em instância superior, fez a terceira bancada parlamentar, como também garantiu preciosos minutos de propaganda gratuita no rádio e a televisão bem negociados na campanha passada. A executiva estadual ainda não mostrou quais são seus planos em relação a Juiz de Fora, depois de ter apoiado a candidatura de Bruno Siqueira.
Os arranjos
O jurista Saulo Ramos está entre os que condenam o voto proporcional, por considerá-lo o mais fecundo dos arranjos inconfessáveis para ganhar adesões, além do despropósito de derrotar muitos entre os mais votados e eleger os menos escolhidos pelas urnas. Esse voto, que é uma crescente contribuição à inautenticidade da representação popular, sobreviveu em 2012.
Boa receita
Consta que não falta, em Brasília, quem recomende a Dilma cobrar compensação dos que se beneficiam do Bolsa Família, o que já havia prometido em 2007, visitando a cidade, o então ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias. O distributivismo puro e simples precisa ser aperfeiçoado.
(( publicado também na edição desta terça-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário