domingo, 25 de novembro de 2012

PMDB renova o comando

No sábado, 164 filiados elegeram, em chapa única, o novo comando do PMDB em Juiz de Fora, com mandato até 2014. Como havia antecipado a coluna, a comissão executiva passa a ter Paulo Guttierrez na presidência, Orlandsmidt Riani e Teodoro Mendonça primeiro e segundo vice-presidentes, Ana Paula Brandão, secretária-geral, secretário-adjunto Marlon Siqueira Martins, tesoureira Rafaela Medina Cury, e como vogais Adelmir Romualdo e José Jamil Adum. A executiva ainda contará com o líder da bancada, a ser eleito. Integram o Conselho Fiscal Flávio Geraldo de Paula, José Alberto Pinho Neves e Victor Fagundes Oliveira. A executiva vai assumir no dia 3 de dezembro. Avesso a longos discursos, o presidente Guttierrez falou durante um minuto, para dizer que o diretório tem consciência de suas responsabilidades com a proposta de renovação política na cidade. E se emocionou ao proclamar que a vitoriosa caminhada do PMBD em 2012 se deve ao comando de Adelmir Romualdo, a quem vai substituir.
O diretório
O novo diretório não deixa dúvida de que foi composto para dar sustentação política ao prefeito Bruno Siqueira. Os nomes que o integram e não fazem parte desse esquema é porque já presidiram o partido e têm cadeira cativa. São agora do diretório: Bruno Siqueira, Antônio Aguiar, André Luiz Mariano, Júlio Gasparette, José Figueirôa, Sérgio Rodrigues, Adelmir Romualdo, André Borges, Wilson Couri Jabour, Waldecyr Martins, Paulo Guttierrez, Orlandsmidt Riani, Teodoro Mendonça, Rafaela Cury, João César Novais, Juarez Belfort Arantes, Celso Pimenta, Luiz Carlos Carvalho, Abemar Herdy, Francisco Canalli, Marlon Siqueira Martins, Jean Paulo Kamil, Pedro Maurício Carvalho, José Antônio de Oliveira, Ana Paula Brandão, José Pancrácio, Sílvio Manoel de Araújo, Cosme de Moura, Vicente Paulo Ribeiro, José Francisco Sobrinho, Carlos Alberto Bellei, Nábia Rabelo Cury, Eliane Aparecida Santos, José Meireles Filho, José Jamil Adum, Gabriel Siqueira, João Kennedy Ribeiro, Nathália Pacheco, Jadir de Souza, Giancarlo Castegliani, Evandro Tomasco de Abreu, José Manoel da Silva, Osni Pereira, Domingos Caputo e o líder da bancada.
Presidência
Esta é uma semana considerada decisiva na conclusão dos entendimentos entre futuros vereadores para a composição da Mesa que vai dirigir a Câmara nos próximos dois anos. O que já foi conversado até agora robustece a expectativa de que a presidência ficará mesmo com o vereador Júlio Gasparette.
E os outros?
Na reforma do secretariado do governador e na formação da primeira equipe que vai assumir com o novo prefeito é evidente a predominância dos grandes partidos, aos quais, naturalmente, devem caber as maiores fatias do poder. Quanto aos pequenos, sabe-se quase nada. A não ser expectativa.
Caça às verbas
Bruno Siqueira vai hoje a S.Paulo, participa de um almoço em que a TV Bandeirantes reúne prefeitos eleitos, e viaja em seguida para Brasília. Terá encontro com autoridades federais. O objetivo é consolidar verbas para obras viárias já iniciadas pela atual administração.
Planos para 2018
O PMDB se prepara para disputar a eleição presidencial somente em 2018, segundo seu presidente, senador Valdir Raupp. Deduz-se, então, que em 2014 pretende seguir com a aliança com o PT; aliança muito vantajosa para o partido, que já tem a vice-presidência da República e terá as presidências da Câmara e do Senado no próximo biênio 2013/2014. Hoje, não tem um nome com projeção nacional que seja capaz de aglutinar em torno de si as diversas lideranças regionais do partido e suas diferentes visões sobre o futuro do País. O surgimento do PSD, sob a liderança do prefeito Kassab, inquieta o PMDB, pois se aproxima da presidente Dilma, podendo ocupar ministério na minirreforma prevista para início de 2013. Com isto, o recém-criado partido passa a ser sedutor em relação aos políticos fisiológicos, e, por consequência, trará ao PMDB motivos para ter ciúme de eventuais benesses que os pessedistas tiverem a partir de agora. (( publicado também na edição desta segunda-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário