quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Fisiológico

O prefeito Kassab, de S.Paulo, está com um pé no ministério da presidente Dilma. Seu partido, o PSD, foi criado para dar sustentação política ao governo; portanto, fisiológico. Kassab, de aliado dos tucanos, passou rapidamente para o lado oposto, sem muito pestanejar.
A oposição
Caberá ao PT, ainda que com apenas duas cadeiras, traçar as linhas da oposição ao futuro prefeito, advertia, ontem, um simpatizante histórico. Talvez não seja prudente esperar a sobra dos descontentamentos, depois de formado o secretariado e conhecidas as primeiras iniciativas da nova administração. A maioria dos vereadores se engaja rapidamente na bancada situacionista, e os contrários correm o risco de ficar sem voz e sem e vez.
Em silêncio
Nem mesmo a avalancha dos escândalos que ocorrem nas entranhas do governo consegue animar o Congresso em nome da sociedade que representa. Salvo um ou outro pronunciamento de parlamentar mais ousado, Câmara e Senado não reagem. O governo cria blindagens e tudo vai ficando por isso mesmo. O mais recente escândalo, envolvendo a Procuradoria e a presidência da República, tinha tudo para irritar um Congresso minimamente sensível e independente.
Privatização
Pelo menos nos próximos quatro anos deverão cessar as especulações sobre a possibilidade de venda da Cesama para o estado, de forma a dispor de uma estrutura como a Copasa. Por que tal previsão? Porque a retirada da companhia da órbita do município é objeto de uma lei de autoria do então vereador e hoje prefeito eleito, Bruno Siqueira. Não seria ele a ceder. A mesma lei estabelece que a desmunicipalização da companhia só se daria com base em consulta popular.
Ano do Líbano
Em 2013 vão ser comemorados os 70 anos da independência do Líbano. A data terá programação em Juiz de Fora, pelo Clube Sírio e Libanês, segundo promete sua presidente, dona Munira Rahme. Na festa dos 48 anos do clube, na semana passada, com jantar e apresentação de dança árabe com o Grupo Nabak, ela comunicou que a programação já está sendo pensada, e a intenção é trazer à cidade personalidades ligadas aos libaneses e à sua descendência, como, por exemplo, o vice-presidente da República, Michel Temer. Os libaneses, que hoje constituem na cidade uma colônia com cerca de mil pessoas, estão diretamente ligados à história do desenvolvimento econômico e social de Juiz de Fora. Na festa do dia 24, as bandeiras do Líbano, da Síria e do Brasil, que foram conduzidas por Antônio Zacarias, Tufi Arbex e Sílvio Policeni, ladeando dona Munira.
Carambola
A Câmara de Jaú, no interior de São Paulo, publicou lei que proíbe a venda e consumo de carambola, considerando que “a fruta tem uma toxina que pode matar portadores de insuficiência renal. Essa toxina, se não for filtrada, vai direto para o sangue. Se o paciente portador dessa insuficiência comer a fruta, deve informar ao nefrologista, pois corre o risco de entrar em coma e morrer, se não fizer hemodiálise.
Contas finais
Para os 100 candidatos que concorreram ao segundo turno da eleição para prefeito, realizado no mês passado, terminou ontem o prazo para entregar as prestações de contas finais. O candidato que não apresentou relatório de receita e despesa não poderá obter a certidão de quitação eleitoral e, em consequência, fica impedido de obter o registro de candidatura para a próxima eleição por não estar quite com a Justiça Eleitoral. Os que participaram apenas do primeiro turno devem apresentar as contas até 6 de dezembro, e, além delas, a Justiça Eleitoral espera hoje a entrega das prestações do relatórios dos diretórios dos partidos (municipais, estaduais e nacionais) referentes ao segundo turno.
(( publicado também na edição desta quinta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário