segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Balanço e previsão

Consciente de que o primeiro dado para se avaliar o processo da sucessão presidencial em 2014 é a recente eleição dos prefeitos, o PSDB não quer perder tempo. Hoje, em Belo Horizonte, o partido vai reunir a maioria de seus 146 prefeitos e começar a conversar. Não será exagero se os tucanos proclamarem que a eleição que virá dentro de dois anos será a mais importante desde Juscelino. Mais de meio século depois, o outro mineiro que quer chegar ao Planalto é Aécio Neves.
Planos do PPS
Também nestas próximas horas o PPS mineiro estará reunido para avaliar o ano eleitoral e traçar planos para os tempos seguintes, avaliando as perspectivas que se lhe abrem para as eleições. O fato de figurar atualmente entre as legendas que dão apoio ao governo Anastasia não impede que tenha projetos próprios para 2014. Caso priorize a disputa de cadeiras da bancada mineira na Câmara dos Deputados, é certo que o primeiro nome lembrado é do atual secretário de Saúde, Antônio Jorge.
Falar grosso
A representação de Minas no Congresso tem alguns nomes de valor, mas nem por isso deixa de figurar como uma das mais desatendidas pelo governo federal. Há valores isolados, mas o poder de pressão só será possível através da união em torno de questões, que, sendo de interesse do estado, têm de ficar acima dos partidos. O deputado oposicionista Marcus Pestana diz que o atual governo só age quando isso é de seu estrito interesse político .
Novo esquema
O ex-presidente Lula enfrenta incômodos que correm paralelamente ao seu projeto de volta em 2014. Para não se falar de um fenômeno que o compromete mais ainda: os homens que pensam em torno da presidente Dilma não são exatamente os que o querem de volta, e vão trabalhar para a permanência dela em mais um mandato. Quem servia a ele, como Dirceu, Genoíno e Delúbio, cumprirão ”férias compulsórias” decretadas pelo Supremo Tribunal Federal. Lula terá de se reorganizar, com os cuidados necessários para remover sócios e assessores do tipo Rosemary. Mais um “rosegate” e seus planos podem ir por água abaixo.
Tempo marcado
Pergunta-se pelo destino da oposição na Câmara Municipal, que hoje estará aritmeticamente reduzida às duas cadeiras que os eleitores deram ao Partido dos Trabalhadores. Mas, quanto ao volume da bancada dos oposicionistas no futuro próximo, é preciso esperar, porque ela sempre tem chance de ganhar a adesão de vereadores que se sentirão desprestigiados pela nova administração.
Aécio lançado
Ontem, em Brasília, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso lançou o senador mineiro Aécio Neves como pré-candidato do PSDB à presidência da República, quando estavam sendo iniciados os trabalhos de um encontro nacional de prefeitos tucanos. “Eu acho que o senador Aécio Neves é o nome para a presidência e, a meu ver, desde já ele tem de assumir suas responsabilidades, não de candidato, mas de líder do partido, para poder começar a percorrer o Brasil”, disse FHC. A proposta foi logo apoiada pelo presidente tucano, deputado Sérgio Guerra. “O Aécio é hoje o candidato que o PSDB tem”, disse ele, ao propor que o senador também seja eleito comandante do partido na convenção do próximo ano. Mesmo com esse apoio, Aécio preferiu se pronunciar com cuidado: “Não vou antecipar etapas, porque não acho que seja produtivo. Antes de ser candidato a presidente da República temos que apresentar ao Brasil uma nova agenda para os próximos 20 anos “, afirmou.
Os provisórios
Há uma antiga sugestão ao Tribunal Superior Eleitoral no sentido de se estabelecer critério para formação de diretórios e comissões provisórias de partidos, como diferenciá-los e quais os prazos mínimos para que um grupo provisório alcance o status superior. As comissões acabam sendo joguetes dos dirigentes estaduais. Em Juiz de Fora os diretórios oficialmente registrados são apenas cinco. (( publicado também na edição desta terça-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário