terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Triste memória

Há 44 anos, neste dia, era editado o Ato Institucional número 5, que deu à ditadura de 64 o seu mais poderoso e inflexível instrumento de pressão. Assinado pelo presidente Costa e Silva e todos os ministros, entre eles o mineiro Magalhães Pinto, o AI-5 prendia, cassava, caçava, fechava o Congresso, legislava em nome dele e decidia pelos tribunais. Deveu-se a esse Ato algumas das maiores injustiças praticadas no País.
O ano do PMDB
Em noite prestigiada por cerca de 80 pessoas, o PMDB empossou sua nova executiva, presidida por Paulo Guttierrez, com mandato de dois anos. O partido, que ainda não sabe qual a cota de sua participação na prefeitura a partir de janeiro, não perdeu o entusiasmo da campanha e, depois de eleger o prefeito e a maior bancada de vereadores, acredita agora que também ficará com a presidência da Câmara. Deixando a presidência da executiva, o coronel Adelmir Romualdo fez uma retrospectiva de sua gestão, que os peemedebistas festejam como um marco de eficiência e capacidade de coordenação política. Disso resultou a retomada de uma linha de candidaturas próprias e a eleição do prefeito, com maioria recordista de votos.
Sem data
Os partidos ainda não têm datas fixadas para recompor diretórios ou comissões provisórias em Juiz de Fora, mas alguns, como o PSDB, já discutem o assunto. O PSB só vai cuida de sua nova executiva em março.
Romances
Não figura entre as coisas mais respeitosas o bisbilhotar a privacidade, ainda em se tratando de pessoas públicas. Principalmente quando essas pessoas são, nada mais nada menos, que o presidente da República. Nestas últimas horas entrou na berlinda o presidente Figueiredo, apontado pela empresária Mirian Abicair como seu namorado, o que ela devia ter publicado quando Figueiredo era vivo, para que se conhecesse sua versão. E também sobra para Lula, com os desdobramentos da Operação Porto Seguro, onde Rosemary Noronha, secretária dele, é apontada por exercer cumulativamente a função de namorada. Pode ser, mas custa crer que Lula tenha tido a boa ideia de namorar uma secretária.
No prejuízo 1
Um dado que acabou provocando, ainda que temporariamente, a unidade da bancada de Minas, foi a atitude da presidente Dilma no caso dos royalties de petróleo, com o estado contabilizando grande prejuízo (o deputado Marcus Pestana calcula em R$ 600 milhões). Os deputados resolveram mostra dois dias de descontentamento em plenário, na tentativa de que ela perceba.
No prejuízo 2
Mas pode ser que o governo, além do mal que fez a Minas, parta para a retaliação, e nesse caso quem vai sofrer nos costados é o PMDB, que vem postulando um ministério a partir de janeiro, e o apoio de Dilma para dar a um mineiro a liderança da bancada. Neste caso, seria indicado o deputado Saraiva Felipe.
Reeleição
Ficou para a quinta-feira da próxima semana, em Belo Horizonte, a eleição da nova executiva estadual peemedebista. Os grupos diretamente interessado ainda conversam sobre nomes, menos o deputado Antônio Andrade, que será reeleito para a presidência. Um detalhe que o partido espera ser tão importante quanto a eleição: abrem-se perspectivas para uma real harmonia interna.
Modelo
Dezoito países querem examinar a experiência que o Tribunal Superior Eleitoral realizou este ano em várias cidades com o voto biométrico. Algum ainda não passaram pelo voto em urna eletrônica, mas pretendem um salto maior identificando seus eleitores pelo toque do dedo polegar. Vai se confirmando que o Brasil é referência top no processo de votação.
((publicado também na edição desta quarta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário