quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Um novo tempo

Costuma-se atribuir aos dirigentes das entidades de representação a culpa pelo modesto desempenho que elas têm revelado nos últimos anos, não sendo diferente o que se viu em 2012. Mas há que se indagar também o que acham disso os associados, pois, mais que os passageiros dirigentes, os sócios são a vida das entidades e sindicatos, e deviam se mostrar mais animados com as ações associativas. Predomina um clima de superficialidade, proliferando reuniões festivas, coquetéis, diplomas, medalhas, jantares, que são pequenos detalhes, longe, muito longe do fundamental. Espera-se uma mudança em 2013.
Grande obra
Na entrevista dada a este jornal, avaliando o que considera mais importante em sua passagem pela prefeitura, Custódio Mattos citou, “en passant”, que, depois de consumir o primeiro ano do mandato consertando o barco danificado que recebeu, sai agora sem deixar resquício daquele tempo sombrio. Ter sido possível transformar o desastre alberto bejani em coisa do passado é obra digna de estátua em praça pública. Agora, cabe à Justiça fazer sua parte.
Açodados
Onze governadores, apressados em render homenagens a quem um dia pode voltar ao poder, foram visitar Lula para lhe hipotecar solidariedade diante das suspeitas de que praticou irregularidades administrativas. E se essas suspeitas se confirmarem, como ficarão?
Pela memória
O professor José Alberto Pinho Neves foi quem presidiu, na noite de terça-feira, a solenidade de apresentação dos três primeiros volumes dos Diálogos Abertos, coleção de depoimentos para a memorialística da cidade que ele criou, como pró-reitor de cultura da UFJF. Em sua gestão foram colhidos e gravados 50 depoimentos, num trabalho que envolveu cerca de 150 pessoas, entre entrevistados, entrevistadores e o pessoal da Pró-Reitoria, cuja dedicação ele destacou como fundamental para o êxito do projeto. Nessa primeira série estão artistas, jornalistas, políticos e pessoas que de alguma forma têm o que mostrar sobre sua experiência de vida. Outros sete depoimentos deverão ser publicados proximamente. José Alberto destaca, entre eles, o de Itamar Franco, que, embora presidente da República, falou exclusivamente sobre suas experiências políticas em Juiz de Fora, o que confere especial importância para a memória da cidade. As gravações serão retomadas em janeiro, quando estará depondo a professora Marisa D'Agosto.
As mudanças
Passada a fase de divulgação dos nomes dos futuros secretários (o prefeito Bruno vem tratando dessa curiosidade dos políticos em doses homeopáticas), o interesse estará voltado para as mudanças que serão operadas na máquina administrativa. Até agora, o que parece ser novidade é a criação de uma secretaria para cuidar do meio ambiente. Há quem sugira o desmembramento da Secretaria de Planejamento, que hoje também trata do desenvolvimento industrial.
Grande mistério
A presidente Dilma não consegue saber o que acontece com o misterioso Ministério da Pesca, confiado ao jejuno Marcelo Crivella, cuja experiência nesse campo não vai muito além do esforço para abrir uma sala de sardinha.. O que podemos esperar nós, cidadãos? Mesmo que tenha sido nomeado exclusivamente para atender evangélicos, alguma coisa ele tinha obrigação de mostrar. Mas até agora nada.
Há precedentes
Sabe-se que já passaram ou estão passando pelo Tribunal Regional Eleitoral cerca de vinte casos idênticos ou semelhantes ao da tentativa de impugnação da eleição do vereador Oliveira Tressi, com base na suposição de que gerenciava empresa prestadora de serviço público. Parece inconsistente o argumento dos interessados no impedimento.
Risco latente
Com sua decisão de dar tratamento político à questão da tarifa de energia elétrica, o governo precisa cuidar de assumir a responsabilidade de futuros apagões nos grandes centros, entre outras graves ocorrências. O primeiro sinal dos riscos é que as companhias vão se desinteressando pela geração para cuidar apenas da distribuição.
(( publicado também na edição desta quinta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário