quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Inauguração

Está marcada para o dia 22, em horário ainda não definido, a solenidade de inauguração da estrada que vai ligar Santana do Deserto à BR-040, em ato que pode contar com a presença do governador Antônio Anastasia. São cerca de 25 quilômetros numa estrada que terá utilidade para vários municípios da região se ligarem facilmente ao estado do Rio, segundo o prefeito de Pequeri, Raul Salles, que atribui a obra a um empenho do deputado Marcus Pestana.
Divergentes
Vêm de longa data as divergências entre tucanos mineiros e paulistas, o que de certa forma é compreensível, porque são exatamente seus dois estados que dominam o principal partido de oposição. Agora, bastou Fernando Henrique apontar Aécio Neves como candidato natural do PSDB à sucessão de Dilma para que surgissem as críticas. Outro desentendimento ressurgindo é quanto à oportunidade de se promover prévia partidária para que as bases tucanas manifestem preferência quanto ao candidato ideal.
Grande comunista
Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho, o genial arquiteto sepultado ontem, no Rio, foi também figura preeminente do comunismo, fiel às suas ideias, ainda que por isso levasse estranheza a pessoas e governos que recorriam à sua arte, financiada por grandes fontes de dinheiro. No Partido Comunista brasileiro só Luiz Carlos Prestes o superou em prestígio internacional. É o que permite surpreender que os camaradas não lhe rendessem, em justa dimensão, as últimas homenagens ideológicas devidas.
Estranheza
Ocorre com frequência entre pessoas não habituais na sede da Câmara, mas ali vão para solenidades, estranhar que a galeria destinada à representação feminina ostente a foto de apenas nove vereadoras. Em 160 anos de história legislativa apenas nove mulheres tiveram assento naquela Casa. Reconhecida a competência de algumas delas, é preciso que se trata de um número inexpressivo.
Uma explicação
A comissão do Congresso encarregada de propor o novo Código Penal, presidida pelo senador Eunício Oliveira bem que podia aproveitar este dia para explicar ao País por que tanta demora na votação final da matéria, que há um mês encerrou o prazo para emendas. Hoje, sim, porque se completam 70 anos que Getúlio Vargas e Francisco Campos assinaram, para viger 24 meses depois, o atual Código, agora sob vários aspectos ultrapassado. Nele ainda se pode ler “prestigel”, multa de “vinte contos de reis” e, no artigo 247, pena de prisão para quem mantiver menor de 18 anos morando com “pessoa de má vida”.
Quase certo
O quadro da política mineira ainda comporta muitas dúvidas para o processo eleitoral que poderá ser formado em 2014, mas no andar dos fatos o governador Antônio Anastasia prospera como candidato a senador na vaga aberta com a conclusão do mandato de Clésio Andrade. Situação diferente ocorreria se a vaga mineira fosse parte de uma composição entre PSDB e PSB no projeto presidencial de Aécio Neves.
Pequena participação
A Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna, hoje com cerca de 20 prefeituras filiadas, tem sede em Juiz de Fora, mas ainda se ressente de uma participação mais efetiva da prefeitura local. É a queixa de alguns prefeitos. Perguntado se pretende ampliar seu relacionamento com os municípios vizinhos, o prefeito eleito, Bruno Siqueira, informou que já tem um interlocutor para trabalhar nesse campo.
Nomes aos bois
A não ser nos raros casos em que o sigilo preserva as investigações, a polícia precisa cuidar mais de divulgar nome, foto e endereço dos bandidos sobre os quais não cabem dúvidas quanto à responsabilidade pelo delito. Até para que, identificando-os, deles a cidade se defenda. Está hoje no noticiário: o sujeito especializou-se em furto de fios telefônicos de cobre, causou imensos prejuízos às ligações e conexões via internet. Pois na hora de mostrar esse bandido, a polícia o contempla com a vaga identificação de suas iniciais A.S.M. Mas quem é esse sujeito?
(( publicado também na edição desta sexta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário