domingo, 2 de dezembro de 2012

Fim dos integralistas

Há 75 anos, no dia 3 de dezembro, a polícia aplicava um golpe mortal nas atividades do Partido Integralista em Juiz de Fora, para se cumprir decreto-lei do governo federal publicado na véspera. Era lacrada a sede, na Rua Halfeld, 415, sob guarda embalada, saindo presos vários militantes do Núcleo local. Ato seguinte, foi fechado o escritório que funcionava no bairro São Mateus e interditado o campo do Sport, na Rua Benjamin Constant, onde os integralistas realizavam exercícios físicos.
Posse no PMDB
O partido marcou para hoje a posse de novos integrantes de sua executiva, sob a presidência de Paulo Guttierrez, que vinha ocupando a vice-presidência. Todos eles tiveram participação direta na campanha do prefeito eleito. São membros, além de Guttierrez, Oslandsmidt Riani e Teodoro Mendonça, vice-presidentes, Ana Paula Brandão, secretária-geral, Marlon Siqueira Martins, secretário adjunto, Rafaela Cury, tesoureira, Adelmir Romualdo e José Jamil Adum, vogais.
Secretários
No PMDB, a expectativa é que o prefeito eleito, Bruno Siqueira, anuncie, ainda nesta semana, a formação de seu secretariado, mas no sábado, durante acontecimento social, ele dizia que isso não vai acontecer antes do dia 15. O interesse não se restringe a nomes, mas também aos critérios que serão adotados para a convivência com todos os partidos que o apoiaram.
Despedida
Vitor Valverde dirigiu a última reunião do ano do Instituto Histórico e Geográfico, cuja presidência vinha ocupando nos últimos seis anos. Despediu-se. No fim do mês ele também deixa a Secretaria de Administração, e anuncia que passa os próximos seis meses na Inglaterra, para um curso de reciclagem em gestão corporativa.
Emendas
Ainda que pouco confiáveis quanto à sua capacidade de se converterem em recursos efetivamente disponíveis, as emendas parlamentares sempre são uma esperança. Foi o que levou o governador Anastasia a obter da bancada mineira a promessa de que uma boa parte delas será destinada a projetos nas áreas de saúde e educação. Parece que obterá êxito, pois de 23 emendas propostas 12 terão a destinação pretendida pelo governador.
Diplomados
A comarca de Bicas passou à frente das demais e já promoveu a proclamação e diplomação dos eleitos em 7 de outubro. Na sexta-feira, na sede da prefeitura local, receberam diplomas da Justiça Eleitoral os 44 prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de Bicas, Guarará, Maripá e Pequeri.
Lista tríplice
O cargo de superintendente do Museu Mariano Procópio não tem provimento por decisão direta do prefeito. Ocorre que o Conselho de Amigos, que mantém responsabilidade direta na preservação do Museu, elabora uma lista tríplice, e é com ela que o prefeito escolhe o nome de sua preferência, o que vai ocorrer antes de 20 de janeiro, quando o superintendente também apresenta ao prefeito seu relatório anual de atividades. Alguns conselheiros se movimentam para votar a permanência do superintendente Douglas Fasolato.
Fora de campo
Ávido para manter íntimas e proveitosas relações com o governo Dilma, o governador do Pernambuco, Eduardo Campos, começou a trabalhar, no fim de semana, com o objetivo de fazer o PSB acordar do sonho de ter a presidência da Câmara dos Deputados. Com isso, Dilma fica à vontade para os acertos com o PMDB.
Mera sugestão
Como se tem dito, com frequência, entre vereadores eleitos, que o peemedebista Júlio Gasparette será o futuro presidente da Câmara, nada impede uma sugestão que deve ter milhares de subscritores nesta cidade. Trata-se da simplificação do rito das solenidades de Cidadania Honorária. A execução do hino da cidade é repetitiva nos versos e refrões e o expediente da secretaria e o relato das comissões demasiadamente longos.
(( publicado também na edição desta segunda-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário