domingo, 16 de dezembro de 2012

Segunda parte

Novos contatos políticos realizados no fim de semana permitiram ao prefeito eleito, Bruno Siqueira, avançar no acerto de mais alguns nomes para o primeiro escalão, que podem ser anunciados hoje, mas ainda não deve sair a equipe completa. É preciso conversar mais com os prováveis e sobre a participação partidária.
Alternativo
O vereador José Figueirôa, certamente por causa de sua polivalência, já esteve cogitado, ou pelo menos falado, para a Secretaria de Transportes, Secretaria de Educação, Assistência Social, e agora está na bolsa de apostas para a Secretaria de Governo, que é onde talvez melhor se encaixe sua experiência política na vereança.
Pode ser
O Partido dos Trabalhadores emitiu nota para manifestar discordância quanto à participação de qualquer filiado na futura administração. O que não foi suficiente para remover o vereador Flávio Cheker da linha de cogitações para a Secretaria de Serviço Social. Dir-se-ia que nesta segunda-feira as chances de se confirmar a escolha estão acima de 70%
Apoio tucano
O presidente estadual do PSDB, Marcus Pestana, veio no fim de semana com o objetivo de conversar com membros do partido e propor um posicionamento claro em relação à futura administração municipal. Alegando a importância de uma parceria já para 2014 e lembrado que as bases de uma convivência entre PSDB e PMDB vêm da Assembleia, Pestana também defendeu que o partido não tem como negar participação na equipe de Bruno, “caso haja convite para tanto”. Coube ao vereador Rodrigo Mattos defender a tese de que os tucanos devem, preferencialmente, não se aliar ao novo prefeito.
Adiamento
O novo diretório municipal do PSDB, que tinha previsão de se organizar ainda neste ano, ficou transferido para fevereiro, decisão que o deputado Pestana levou consigo no retorno a Belo Horizonte. Para isso, há uma razão bem fundamentada: a reorganização do partido já terá de abrigar a nova realidade criada com a aproximação que se fará com a administração do PMDB.
Pauta limpa
O Tribunal Superior Eleitoral tem sessão extraordinária hoje à tarde, convocada pela presidente Cármen Lúcia, que pretende ver esgotada a pauta de recursos que aguardam decisão. Ela pretende deixar tudo resolvido nas próximas 48 horas, de forma a que não ocorram dificuldades para a diplomação dos eleitos, fixada para quarta-feira.
De 8 a 80
O Brasil é conhecido no mundo por ter um dos sistemas penitenciários mais cruéis, um modelo verdadeiramente medieval. Pois agora, quando o Ministério da Justiça elabora o projeto do estatuto penitenciário nacional, em vez de tratar da questão com objetivamente, corrigindo os clamorosos excessos das desumanidades que são praticadas contra os apenados, vem com propostas delirantes, que nunca poderão ser cumpridas.
O impossível
Hoje, 30 ou mais presos ficam amontoados em espaços onde só cabem quatro. O estatuto quer celas individuais para os 510 mil presos do País, dando-se também a eles o direito de visitar parentes adoentados. É de se imaginar a farra de crimes de toda ordem nos dias de “visitas”. Na pauta dos produtos de higiene, cada preso passa a ter shampoo e creme hidratante. Certamente é uma brincadeira.
Calendário
Em tempo de festas, é comum as obrigações eleitorais caírem no esquecimento, embora o calendário oficial do TSE esteja atento. No dia 27, sessenta dias após o segundo turno, termina o prazo para o eleitor que deixou de votar no dia 28 de outubro apresente justificativa ao juízo eleitoral (Lei nº 6.091/1974, artigo 7º). É também o último dia para o juízo eleitoral responsável pela recepção dos requerimentos de justificativa, onde houve segundo turno, como Juiz de Fora, assegurar o lançamento das informações no cadastro de eleitores, determinando todas as providências relativas à conferência obrigatória e digitação dos dados, quando necessário. No dia 31, todas as inscrições dos candidatos e comitês financeiros na Receita Federal serão, de ofício, canceladas, segundo a Instrução Normativa Conjunta RFB/TSE 1.019/2010.
(( publicado também na edição desta segunda-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário