quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Favas contadas

Os números levantados na Câmara indicam que o vereador Júlio Gasparette tem vitória garantida para presidir a Mesa que se instala em 1º de janeiro. São 11 votos a seu favor: 3 do PMDB, 2 do PSC, e o PMN, PTC, PPS, PRB, DEM e PSDB com um voto. O que ainda não está acertado são os nomes para os demais cargos da Mesa.
Relações
Como se tem dito, capitaneada por Gasparette a Câmara já permite que se visualize uma boa relação com o Executivo. O obstáculo que pode surgir estará no sonho de alguns em disputar uma cadeira de deputado em 2014. Neste caso, uns pretendem mais prestígio que os demais, o que pode causar dificuldades ao prefeito.
Sem volta
Ministros do Supremo Tribunal Federal que declaram ser necessário investigar as relações do ex- presidente Lula com a quadrilha do mensalão, devem ter sentido a imensa repercussão nacional e internacional de sua grave suspeita. E, se chegaram a esse ponto, também devem saber que não há como retroceder. Ficará muito mal para eles se deixarem que o assunto caia no esquecimento.
Pela base
O prefeito Bruno Siqueira, que espera encontrar boa vontade do governo federal e contribuir na implementação de projetos que dependem da boa vontade de Brasília, estaria disposto a não descartar a participação do PT em seu governo. Tanto assim, que alguns petistas já vão esquecendo as feridas do recente embate eleitoral quando ouvem dizer que seu vereador Flávio Cheker pode ser o secretário de Assistência Social .
Saúde no estado
Em compensação, há indícios de que as expectativas no campo da Saúde estarão concentradas no estado e no que o governo Anastasia puder fazer por Juiz de Fora. O secretário municipal nessa área tem de contar com trânsito fácil no estado, um médico tucano, como José Laerte, que está próximo de deixar a vereança.
Espaço para ex
Outros quase ex-vereadores que tiveram participação direta ou indireta na campanha do PMDB e seus aliados também se mantêm no cenário dos possíveis secretários. O nome de José Figueirôa é apontado na direção da Settra – Secretaria de Transportes, e Luiz Carlos dos Santos pode estar rumando para a Em Casa. O PMN, “aliado da primeira hora “, seria duas vezes contemplado? No partido falava-se ontem em André Zartori para Atividades Urbanas e José Eduardo Araújo para o Demlurb.
Novo formato
Muitos defendem a ideia de que a crescente preocupação com as questões ambientas justifica a criação de uma secretaria para o setor. Ocorrendo isso, ela pode ser resultado da futura transformação da Agenda JF, que ainda estaria funcionando em janeiro sob a direção de Edinho Vaz.
Peça chave
Com imenso potencial político para coordenar, inclusive o exercício da boa convivência, tanto com o governo estadual como o federal, ao mesmo tempo, terá de se valer de um articulador hábil e de confiança irretocável. A Secretaria de Governo, que é onde são elaborados os projetos e ouvida a classe política, estará destinada a um dos colaboradores mais próximos, como também pode representar a volta de Paulo do Carmo às atividades da administração municipal. Por falar em colaborador próximo, não será surpresa se o advogado Alexandre Jabour ocupar a Secretaria de Administração.
Engenheiros
A presidência da Cesama, cargo que tem de ser ocupado por engenheiro, sugere o retorno de André Borges, também por uma questão de desagravo. Até meados do ano ele presidia a companhia, quando o cargo lhe foi pedido por já estar trabalhando para a candidatura de Bruno. A Secretaria de Obras tinha, até ontem, cogitados os nomes de Antônio Carlos Rocha e Amauri Couri.
(( publicado também na edição desta quinta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário