domingo, 3 de março de 2013

Comando tucano

Estão iniciadas as consultas para a renovação do diretório municipal do PSDB, o que acontecerá ainda este mês. As conversações, nesta primeira fase, envolvem o presidente estadual, Marcus Pestana, o ex-prefeito Custódio Mattos e o deputado Lafayette Andrada. A presidência, antes da eleição de outubro foi confiada ao então vereador José Laerte, para ser mantido até que se reorganizasse o diretório, o que vai acontecer agora. A previsão é que a eleição se dará pela via do consenso em chapa única.
Minas no PMDB
A secretaria-geral do PMDB, eleita no sábado, ficou com o deputado Mauro Lopes, de quem não se sabia qualquer pendor para tanto. Na lista dos suplentes de vogais entrou o ex-senador Welington Salgado, que anda totalmente ausente das atividades políticas. Pensava-se que, em relação a nomes, Minas fosse mais exigente.
Um ministro Em compensação, esta segunda-feira pode estar decidindo a presença de um mineiro no Ministério reformulado da presidente Dilma, o que no PMDB é um passo para o alto. O deputado federal Antônio Andrade passou a ter seu nome citado, mas não é uma unanimidade. Para Minas, a pasta que parece mais próxima é a de Transportes. A se confirmar a escolha, o estado, que tem a mais extensa malha rodoviária do País, poderá ampliar expectativas de um tratamento diferenciado.
A realidade
Mas não é recomendável, para os mineiros e os outros brasileiros, esperar muito de um ministério onde os problemas são muitos e as verbas escassas. E o que temos são estradas acanhadas e vulneráveis diante de uma frota cada vez mais pesada e mais rápida; e com agravante maior, que assusta: o mesmo governo que não se encoraja a corrigir as rodovias parte resoluto para popularizar o acesso à compra de veículos de passeio, não obstante os dados que confirmam tal inconveniência.
Para conversar
Cumprido apenas o segundo mês de sua administração, o prefeito Bruno ainda não concluiu conversações com todas as correntes que lhe deram apoio na eleição do ano passado. Em relação ao PMDB, é inevitável analisar a conduta que ambos vão adotar, agora que o partido se definiu pela renovação da aliança com o PT e antecipa seu apoio a um novo mandato para dona Dilma. Como ficarão os peemedebistas de Juiz de Fora?
Equívoco
Numa análise retrospectiva que fez sobre o papel do PTB em Minas, o ex-embaixador Tilden Santiago concluiu que aqui sempre foi modesto o prestígio dos trabalhistas, acrescentando que a performance da eleição de Clodesmidt Riani para a Assembleia, em 1962, deveu-se mais aos seus antecedentes no PDC. Não é correto, porque a eleição se deveu aos sindicalistas, e o citado apoio do PDC não ocorreu, inadmissível por influentes democrata-cristãos, como Arcélio Santin e Adhemar Andrade.
Pioneirismo
O sistema de aproveitamento da energia solar, inaugurado no fim de semana na Santa Casa (são 66 mil litros de água permanentemente aquecida), retomou a vocação de pioneirismo de Juiz de Fora, no dizer do presidente da Cemig, Djalma Morais, que veio para marcar o acontecimento. Ele estava se referindo ao fato de a instalação desse sistema na cidade ser a primeira do continente. Com a utilização do recurso dessa energia limpa, a Santa Casa poderá economizar cerca de R$ 600 mil anuais, segundo seu presidente, Renato Loures.
Disposição
Os petistas, sabendo que o ministro Fernando Pimentel não faz muita questão de viajar, sentiram nele os sinais de disposição para disputar o governo de Minas, quando o viram deslocar-se para Juiz de Fora, no fim de semana, a fim de falar aos empresários. Pimentel deixou mensagem muito otimista em relação ao desenvolvimento regional nos próximos anos.
Rota mineira
Está prevista para a segunda semana de abril a vinda à cidade da ex-senadora Marina Silva, que começa o périplo em busca de 1 milhão de assinaturas de eleitores para a formação da sua Rede da Sustentabilidade, que ela não quer chamar de partido, mas é partido. O que ainda está para se decidir é quem vai coordenar a Rede em Juiz de Fora, cidade onde Marina esteve há três anos como candidata à presidência, faturando nada menos de 87.358 votos.
((publicado também na edição desta segunda-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário