sábado, 15 de junho de 2013

Calais no PMDB

Agora está confirmado. O vereador Isauro Calais vai se despedindo do PMN para ingressar no PMDB, o que acontecerá na próxima semana, em anúncio que deverá ficar a cargo do prefeito Bruno. A executiva do partido foi consultada e não há obstáculos.
A chegada do vereador ao novo domicílio partidário resulta de uma decisão pessoal, sem envolvimento dos grupos políticos que o acompanham. Para os peemedebistas significa já terem o candidato à Assembleia Legislativa, onde Calais figura como suplente há quatro anos.
Ponto nevrálgico
O deputado Eduardo Azeredo analisou o que considera desvirtuamento dos objetivos originais do Programa Bolsa Família, recorrendo ao vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2006, o indiano Muhammad Yunus, para quem “dar dinheiro para os pobres mascara a miséria”. Fundador do Grameen Bank e autor do livro "O banqueiro dos pobres", Yunus acha que o empreendedorismo é solução mais eficaz que programas assistencialistas na redução da miséria.
Ainda segundo o deputado mineiro, é preciso combater a miséria, e a questão da doação do dinheiro é solução, mas como algo temporário. A solução permanente é, na verdade, o microcrédito, o empreendedorismo, o apoio ao pequeno empreendedor, defendeu ele, repetindo reflexão do Nobel da Paz.
Política militar
Até o dia 20, o PMB – Partido Militar Brasileiro espera coletar 4.000 adesões em Juiz de Fora, segundo previsão otimista de seu coordenador, César Grazzia, que cita a participação dos simpatizantes locais como importante para a homologação definitiva do partido no Tribunal Superior Eleitoral.
Quem conhece os soldos na rede bancária garante que em Juiz de Fora residem mais de 4.000 militares da Reserva, e é deles que o PMB mais espera.
Mais deputados
Minas vai ganhar mais dois deputados federais e dois estaduais a partir de fevereiro de 2015, eleitos em outubro do ano anterior. É o que estabelece a Resolução 23.389 do TSE, baseando-se no aumento do colégio eleitoral e em dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística com relação à população.
O estado passará a ter 55 cadeiras na Câmara dos Deputados. Na Assembleia, as vagas sobem de 77 para 79.
Pela ordem
A discussão sobre a criação de novos partidos e a equiparação de seus direitos aos que estão criados é devolvida ao Congresso pelo Supremo Tribunal Federal. Baseou-se a maioria dos ministros em dado já antes objeto de advertência: não se pode pretender arguir a constitucionalidade de uma lei que ainda não existe de fato...
Expectativa
Há uma expectativa entre os dirigentes do PSB de Juiz de Fora em relação à possibilidade de o deputado Júlio Delgado tornar-se presidente do partido em Minas. Mas também uma preocupação: o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, avocou a si o direito de definir o nome. Ora, sendo o deputado opção natural, já podia ter decidido. E o atual presidente, Mares Guia, recusa o critério da prevalência parlamentar.
Um relatório
Não custa insistir: a população espera, até porque merece, conhecer um relatório sobre as atividades dos vereadores à Câmara Municipal neste primeiro semestre. Ideal é que a prestação de contas se faça pela via da individualidade, para que os que nada fazem não se escondam sob a capa dos que têm bom desempenho.
Em destaque
A figura de destaque no mês é o arcebispo, dom Gil Antônio, que fez coincidir com a festa do padroeiro a inauguração do Centro Administrativo Pastoral, junto ao seminário Santo Antônio. Reunidos ali todos os seus órgãos administrativos, a Igreja ganha, segundo palavras do metropolita, uma “união de serviços”.
A obra foi realizada sob patrocínio da família do empresário Estêvão Assis, do Supermercado Bretas. Os muitos agradecimentos da Cúria estavam simbolizados com a entrega das imagens de São Bento, São Francisco e Santo Antônio a três representantes da família patrocinadora.
Sem a tradição
Como sempre se critica o que é mal feito, é justo que se registre o bem feito. A Virtual Telecom instala cabos de fibra ótica no Calçadão da Rua Halfeld e está recolocando com cuidado o calçamento das pedras portuguesas.
O que é raro, porque a reposição de pedras portuguesas nos passeios da cidade é sempre um servicinho lambão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário