quinta-feira, 6 de junho de 2013

Retomada

Nesta sexta-feira, prefeitos da região têm mais uma reunião para discutir problemas da Zona da Mata, principalmente a operacionalização do aeroporto de Goianá, o que vai acontecer no próprio aeroporto. É um encontro articulado pelo deputado Marcus Pestana, que passa o fim de semana Juiz de Fora para cumprir um intenso programa político.
Os prefeitos e empresários com os quais o deputado se reúne saberão que estarão falando com um dos poucos nomes de que dispõe o PSDB para disputar o governo de Minas em 2014.
Apetite amigo
Catorze anos passados, muita gente do governo revelou mágoa e ressentimento com a declaração de Fernando Henrique de que é mais difícil conter os amigos ansiosos pelo poder do que enfrentar os adversários. Mas, antes dele e depois dele, não há quem possa negar fundamento nessa observação. Que o diga a presidente Dilma.
Carro oficial
O que se diz é que abuso cada vez mais comum está no uso de carros oficiais em atividades e expedientes que nada têm a ver com o interesse público. Exatamente por causa dessa irregularidade as frotas continuam sendo muito disputadas.
Um vício que vem de longe. Em suas memórias, o deputado Último de Carvalho já escrevia: “Carro oficial é como o esquife do Senhor Morto na Procissão do Enterro. Se a gente tira a mão dele, só na outra Semana Santa consegue pegar na alça”.
Ao Calçadão
A primeira manifestação partidária do ano no Calçadão, cenário preferido pelos políticos, acontece neste sábado, e fica por conta do Partido Militar Brasileiro. Depois de uma semana pedindo assinatura de eleitores para a sua constituição, o PMB vai promover passeata de seus simpatizantes.
Visita ilustre
Há um esforço para que a agenda de setembro do vice-presidente da República, Michel Temer, inclua viagem a Juiz de Fora, para a comemoração dos 70 anos de fundação do Clube Sírio e Libanês. Ele é descendente de família árabe.
Para avaliar
O comando municipal do PSB tem reunião nesta sexta-feira com o deputado Júlio Delgado. Encontro da semana passada serviu para o partido tratar de questões de administração interna. Agora, começa a conversar sobre política e eleições.
Como antigamente
No dia 13, às 15h30min, coincidindo com a festa do padroeiro da cidade, o arcebispo, dom Gil Antônio, preside a inauguração do centro administrativo pastoral, junto ao Seminário de Santo Antônio, seguramente uma das obras físicas mais importantes da Igreja em Minas.
Detalhe importante é que o projeto foi executado com recursos financeiros oferecidos por um único empresário, cuja generosidade o arcebispo tem elogiado em suas homilias, embora sem citar-lhe o nome. Diga-se de passagem: generosidade tão antiga como rara, pois ficou sendo virtude de biografias como Bernardo Mascarenhas, Batista de Oliveira e Alfredo Ferreira Lage.
A obra
O prédio, dedicado a dois cinquentenários – Concílio Ecumênico Vaticano II e criação da Diocese de Juiz de Fora - vai abrigar a Cúria Metropolitana, Centro Pastoral, Arquivo Eclesiástico, Centro Arquidiocesano de Comunicação, Tribunal Eclesiástico Interdiocesano, Auditório Mater Ecclesia, Museu Arquidiocesano e Rádio Catedral.
MPs na berlinda
Leitor encontrou, ocasionalmente, é remeteu texto deste redator publicado na edição de 8 de dezembro de 1998 no jornal “O Tempo”, para mostrar como é antigo e inútil o protesto contra a enxurrada de Medidas Provisórias de que tem se valido o Executivo. Na ocasião, protestavam os deputados José Machado e Rita Camata.
Ainda no texto da nota, que lamentavelmente não envelheceu: “As MPs deviam se destinar apenas a situações inusitadas, conjunturais, imprevisíveis e emergenciais. Fora disso, elas chegam muito próximo dos decretos-leis, de triste memória dos tempos da ditadura”.
A esperança frustrada é que no ano seguinte, 1999, o governo se revelaria comedido no emprego das Medidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário