sábado, 1 de junho de 2013

Nos seus lugares

A expectativa é que se intensifiquem, já a partir deste começo de mês, as reuniões ou especulações sobre filiações partidárias dos que pretendem disputar vagas na Assembleia e Câmara dos Deputados. Para quem discorda da previsão, basta lembrar que dentro de quatro meses os candidatos deverão estar nos partidos pelos quais concorrerão, porque a legislação impõe que a filiação se defina com um ano de antecedência.
Continuam sendo consideradas escassas as possibilidades de grandes novidades. Aliás, no quadro de hoje, a única mudança partidária significativa que pode ocorrer é o vereador Isauro Calais aceitar o convite para ingressar no PMDB. Todos os demais cogitados para o teste das urnas não deixarão a legenda onde se encontram. Entre os que têm ou pretendem ter base eleitoral em Juiz de Fora: Marcus Pestana, Custódio Mattos, Antônio Jorge, Lafayette Andrada, Edmar Moreira, Júlio Delgado e Margarida Salomão.
Sem mistério
Tem havido esforço no sentido de se adiar, tanto quanto possível, o anúncio sobre a filiação do vereador Isauro Calais, que também prefere dizer que nada se definiu. Mas no dia 25, em São João Nepomuceno, houve um encontro regional de líderes do partido, e lá esteve Isauro possando entre eles, como se vê em foto publicada ontem pelo jornal “Bazar de Notícias”.
Longo feriado
Há quem faça previsão pessimista sobre 2014, no que se refere à produtividade. Para começar, o carnaval será em março, e geralmente antes dele só se produz o que não pode ser adiado. Logo depois, a Semana Santa, cabendo lembrar que, segundo Tancredo Neves, em ano eleitoral nada se decide antes da Procissão do Enterro.
Chegando junho, além das convenções partidárias, vem a Copa do Mundo, e toda a vida nacional se altera em função dela. Seguem-se as eleições. Depois o Natal. O ano vai terminar e passar à história dos nossos calendários como aquele que agitou muito e fez pouco.
Revendo placas
O Instituto Histórico e Geográfico vai ser convidado a colaborar com a prefeitura na revisão das placas indicativas de logradouros públicos, pois muitas apresentam incorreções.
Outro objetivo é fazer com que as inscrições contenham o essencial e ajudem o pedestre a conhecer melhor as personalidades e instituições nelas homenageadas.
Os ausentes
Por falar no Instituto Histórico e Geográfico: bastou um mês para que sua diretoria sofresse duas sentidas ausências: o secretário Wilson Jabour Júnior e a vice-presidente Creuza Cavalcanti, sepultada na tarde da última quinta-feira.
Dúvida interminável
Deputados à Assembleia reanimam as discussões sobre a conveniência de as matérias levadas a plenário serem tratadas pelo voto aberto ou secreto. Questão antiga, sobre a qual jamais se obterá consenso, porque se para alguns a votação descoberta permite ao eleitor saber como tem se comportado aquele em quem votou, para outros é o voto secreto que permite ao parlamentar decidir sem se submeter a pressões e interesses, como opina Lafayette Andrada, líder da bancada do governo.
Em política, as coisas ficam mais distantes de uma definição exatamente quando cada lado tem razão.
A conferir
Leitor escreve para manifestar seu protesto. Transcrevo:
Na quarta-feira passada, 10h15min, na esquina de Padre Café com Itamar Franco, uma gari, trabalhando para o Departamento de Limpeza Urbana, não se fez de rogada: juntou o lixo que acabava de recolher e o depositou no bueiro mais próximo. É por uma dessas que nossas ruas logo ficam alagadas depois de uma chuva mais forte.
Encontro no Rio
O prefeito Bruno, que tem viajado frequentemente para Belo Horizonte e Brasília, muda de rota na quarta-feira. Vai ao Rio para conversar com seu colega carioca, Eduardo Paes. Trocam ideias e informações sobre política, sem excluir o futebol, já que Juiz de Fora se tornou referência alternativa para alguns jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário