segunda-feira, 17 de junho de 2013

Música na UFJF

A Academia Nacional de Música, com sede no Rio de Janeiro, destaca a contribuição que o reitorado de Henrique Duque vem oferecendo ao desenvolvimento do ensino da música, o que o torna credor de citação especial entre as instituições do ensino superior no Brasil. Para manifestar seu reconhecimento, a entidade promoveu jantar, na noite de sábado, no Hotel Victory, com a presença de 200 personalidades, e para isso trouxe a Juiz de Fora toda a sua diretoria.
A presidente da Academia, professora Eliane Sampaio, conferiu ao reitor o Diploma de Honra, que, para agradecer, lembrou a vocação da cidade como cultora da música, e citou o poeta Murilo Mendes - “uma cidade cercada de pianos por todos os lados”.
Três foram as principais razões que levaram à homenagem: a instalação, em 2006, da Pró-Reitoria de Cultura; a criação, três anos depois, do bacharelado em música, e, em 2011, a incorporação pela Universidade do Centro Cultural Pró-Música.
Há 25 anos
O PSDB estará comemorando, amanhã, 25 anos de sua fundação e os 19 do lançamento do Plano Real. Não há evento programado em Juiz de Fora, mas está prevista uma exposição histórica na Câmara dos Deputados, às 14h30min, com a presença do presidente de honra, Fernando Henrique Cardoso. A mostra fica aberta até 4 de julho, “e quem passar pelos corredores de acesso ao plenário da Câmara poderá conferir um pouco da história do PSDB, criado em 1988, após o processo de redemocratização do Brasil e 21 anos de regime militar”, informa nota do partido.
Há um destaque para o Plano Real, que completa 19 anos. Implantado em 1993 no governo Itamar Franco, foi ele “o conjunto de medidas que finalmente tirou o Brasil de um longo ciclo de hiperinflação, promovendo a estabilização da economia e a retomada dos investimentos sociais e de infraestrutura”, ainda de acordo como o comunicado.
Posse na ANM
O professor Benito Taranto é o mais novo membro da Academia Nacional de Música, e foi alvo de homenagens, no Hotel Victory. Mineiro de Além Paraíba, mas há anos radicado em Juiz de Fora, ele tem em seu currículo uma extensa contribuição para a formação de jovens talentos na música.
Sem miséria
Aos protestos que se realizaram em Brasília contra excessivos gastos do País com eventos esportivos soma-se a generosidade do Banco do Brasil, que gastou R$ 1,3 milhão na compra de ingressos para jogos da Copa das Confederações oferecidos a clientes preferenciais. A Caixa Econômica foi mais modesta e gastou, com o mesmo objetivo, R$ 265 mil.
Indústria
A Semana da Indústria, que começa hoje, com missa celebrada na sede do Centro Industrial, programou para quarta-feira, uma palestra de Gustavo Becker, no Teatro Pró-Música, às 19h30min. Os convites podem ser retirados na sede da entidade, Avenida Rio branco, 2337, 13º andar.
Improvisação
De olho nos escorregões do governo, o presidente do PSDB mineiro, deputado Marcus Pestana, adverte para os riscos das desonerações serem praticadas de maneira improvisada, pela via das Medidas Provisórias.
Ações destinadas a reduzir o custo de produtos são bem-vindas, mas não ao toque de caixa para buscar aplausos fáceis.
Bom exemplo
Há dias, exaltavam-se aqui o desprendimento e o espírito público do empresário católico que financiou a construção do Centro Administrativo Pastoral.
Amanhã faz 80 anos que o ex-prefeito José Procópio Teixeira inaugurou a Policlínica Juiz de Fora, construída às suas expensas. Por onde andam os homens ricos para serem seus imitadores?
Tudo é possível
Em política, as contradições são suficientes para mostrar que os desencontros não se perpetuam. O PTB tem uma bancada de 22 deputados e seis senadores. O petebista Benito Gama foi deputado federal pela Bahia e presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito que levou ao impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello. Atualmente, Gama está no comando do partido que abriga sua antiga vítima, o agora senador Fernando Collor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário