sábado, 8 de junho de 2013

PPS já tem candidato

Hoje pela manhã, num encontro de prefeitos, ex-prefeitos e outras liderança regionais, o secretário de estado da Saúde, Antônio Jorge Marques, confirmou sua candidatura à Assembleia Legislativa, pediu apoio, prontificou-se a servir de embaixador das prefeituras junto ao governo e defendeu a necessidade de a Zona da Mata revigorar seus projetos de desenvolvimento.
A reunião, mesmo sendo na sede do PPS, partido ao qual se acha filiado o secretário, foi uma cena de miscigenação política. Estavam presentes políticos de vários partidos.
Preferência de Pestana
O encontro deste sábado no PPS também teve a presença do deputado Marcus Pestana, presidente estadual do PMDB, um dos nomes de que o partido dispõe para disputar o governo de Minas. Discursou e deu logo o recado: não aceita ser candidato ao Senado e nem a vice-governador, porque são cargos que, segundo ele, não se adequam ao seu temperamento de executivo. E garantiu: se não for candidato a governador disputará novo mandato como deputado federal.
PSB avaliando
Percebe-se que, chegando o segundo semestre, as posições políticas vão sendo tomadas. Ocorreu também no PSB. Os dirigentes se reuniram neste fim de semana com o deputado Júlio Delgado, quando se anunciou que o partido terá sua sede em julho, depois de estar funcionando, há longo tempo, no escritório do parlamentar.
Mais importante, contudo, é que ainda na primeira quinzena de julho, em nova reunião, o PSB vai avaliar e se posicionar frente à administração de Bruno, que já fechou o primeiro dos oito semestres de sua gestão. Na eleição passada, os socialistas apoiaram Margarida Salomão.
Sem oposição
Não deve ser descartada a possibilidade de o PSB tomar as rédeas da oposição ao novo prefeito, atividade que naturalmente caberia ao Partido dos Trabalhadores, que, contudo, tarda em abraçar a missão. Ressalva para alguns pronunciamentos críticos do vereador Castelar.
Cisão mineira
Neste fim de semana, um dos assuntos preferenciais em Brasília é que, se preocupam à presidente Dilma as rachaduras na sua base parlamentar, aborrecem muito mais os sinais que se percebem em alguns estados de dificuldades de se acoplarem os projetos imediatos do PT e PMDB. Minas está nesse caso.
Para a Saúde
Segundo o deputado Lafayette Andrada, líder do PSDB na Assembleia, houve, para 2013, um reajuste da ordem de R$ 2,4 milhões nas verbas destinadas aos hospitais Teresinha de Jesus, Universitário, Pronto Socorro e Santa Casa. Neste ano, eles vão receber cerca de R$ 7,5 milhões.
Sonho e pesadelo
Vive-se de novo em Minas o delírio da emancipação de distritos e localidades, que querem se transformar em município, muitas vezes sem avaliar a extensão do ônus que vem logo depois. Nada menos de 55 pretendem se emancipar, fazendo vistas grossas para situações que tiram o sono dos prefeitos, como, por exemplo, e principalmente, o fato de 70% de todas as prefeituras mineiras dependerem do Fundo de Participação dos Municípios, que vem se empobrecendo de mês a mês.
Seria útil se avaliassem algumas experiências já vividas no interior, como o caso de Filgueiras, que preferiu voltar a fazer parte do mapa de Juiz de Fora.
Só para sugerir
Está muito claro que a vida do juiz-forano não terá como esperar mais dois anos para ver implantado o novo plano de mobilidade urbana. Antes disso o trânsito estará mergulhado no caos. Faz-se necessária, portanto, a adoção de medidas capazes de aliviar as dores desde agora.
Se é consensual que o excesso de veículos congestiona ruas e avenidas, claro que a redução do tráfego pode ajudar. Por exemplo: por que não permitir que desembarquem no centro, sem serem obrigados a ir ao terminal rodoviário, centenas de usuários de ônibus que atravessam toda a cidade, vindos do Rio e de outras cidades fluminenses?

Nenhum comentário:

Postar um comentário