quarta-feira, 12 de junho de 2013

Tempo oportuno

Por motivos vários, a começar pelas especulações em torno de candidatos, o calendário eleitoral vai se tornando cada vez mais próximo. Ainda não é hora de os postulantes apresentarem ideias e propostas, mas já é tempo de as entidades de classe abrirem discussões sobre o que a cidade espera dos que pleiteiam representá-la nas casas parlamentares.
O que se diz, com alguma razão, que hoje em dia os deputados podem pouco. Mas eles devem se esforçar para que Juiz de Fora tenha presença política mais expressiva no estado e em Brasília. E já será muito.
Movimentação
Menos de quatro meses para que os quadros partidários tenham definitivamente registrados os que vão disputar vagas no Congresso e na Assembleia. É exigência da legislação que cada qual esteja em seus lugares para se habilitarem.
Permanece a previsão de poucas surpresas.
Diferentemente
A menos que ocorram grandes mudanças no painel dos pré-candidatos, o quadro das disputas em 2014 vai revelar, ao contrário do que ocorreu em anos anteriores, um maior número de concorrentes à Câmara dos Deputados; mais que os pretendentes a cadeiras na Assembleia Legislativa. Para estas, até agora apresentados apenas Antônio Jorge e Isauro Calais. Para Brasília, já se conhece a disposição de Lafayette Andrada, Margarida Salomão, Marcus Pestana, Júlio Delgado e talvez Henrique Duque.
Tal como cá
Por mais que oportuno e verdadeiro, vale pinçar o que acaba de escrever Eduardo Almeida Reis no “Estado de Minas”. Nada a acrescentar no que couber a Juiz de Fora:
“Em algumas cidades de Minas, o projeto Minha Casa, Minha Vida vem esbarrando no problema das gangues dos bairros. Pois é: existem gangues em muitos bairros, que se digladiam com os “inimigos” dos outros bairros, dando razão ao imenso Guilherme Figueiredo quando disse que o homem é a escória da Humanidade. Pelo fato de morar num bairro, o imbecil odeia o morador do bairro vizinho – e vice-versa ao contrário (…) Como resultado imediato da mistura de gangues num só conjunto do Minha Casa, Minha Vida, são inúmeros os casos de brigas e destruição dos imóveis distribuídos”.
Quanto a Juiz de Fora, acrescenta:
“Passados três meses, leio num jornal de Juiz de Fora matéria de página inteira informando que a situação de convivência humana ficou insustentável nos bairros construídos pelo programa governamental”.
Posse rotária
No dia 2 de julho, em jantar festivo, Marcus Vinícius Botti passa a presidência do Rotary Club Norte a Alicério Campos, que, como seu antecessor, terá mandato de um ano. Os clubes rotários funcionam na Rua Roberto de Barros.
New look
Já se percebeu que o ex-presidente Lula passou a colorir o bigode, num marrom fusco que mal esconde os fios brancos, o que se confirmou nas fotografias de sua recente viagem ao Peru. Há quem aprecie.
Homenagem
A Academia Nacional de Música envia a Juiz de Fora, no sábado, sua diretoria e outras personalidades, para o jantar que vai oferecer ao reitor da UFJF, Henrique Duque, no salão Aquário do Victory. O jantar está previsto para 20h.
Deve-se a homenagem ao fato de ter sido criado no reitorado de Henrique Duque o curso superior de música, bem como incorporado o Centro Cultural Pró-Música ao patrimônio da instituição.
Sem previsão
Já se fez a pergunta, sem uma resposta que não se sabe quando virá: quanto vai custar a campanha para deputado federal em 2014? Um dado que tem tudo para assustar é que também ela ficará ao sabor de como andará a inflação. Outra questão é que os gastos se elevam na proporção da importância dos partidos, porque entre os maiores há uma disputa feroz. É preciso investir muito.
Gente experiente nesse setor diz que sem uma reserva mínima de R$ 3 milhões o candidato deve desistir da aventura.
E as festas?
Berço incontestável das festas juninas, que procuravam manter vivas as músicas, os doces e costumes do interior, Minas praticamente esqueceu essa tradição; e se delas ainda se mantém alguma coisa deve-se às escolas de primeiro grau. Não se vê festa junina, e quando uma ou outra aparece vem com a horrorosa deturpação das bandas e dos metaleiros.
Grande obra
Hoje, nas comemorações do padroeiro, Santo Antônio, a comunidade católica vive um dia de muita festa, com a inauguração, às 15h30min, da nova sede da Cúria, em ato presidido pelo arcebispo, dom Gil Antônio. Haverá celebração de missa e apresentação de orquestra e coral.
O novo prédio, junto ao Seminário Santo Antônio, é dedicado a dois cinquentenários – Concílio Ecumênico Vaticano II e criação da Diocese de Juiz de Fora - para abrigar a Cúria Metropolitana, Centro Pastoral, Arquivo Eclesiástico, Centro Arquidiocesano de Comunicação, Tribunal Eclesiástico Interdiocesano, Auditório Mater Ecclesia, Museu Arquidiocesano e Rádio Catedral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário