quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O novo teatro

Anseio da cidade, particularmente dos artistas e grupos teatrais, o Teatro Paschoal Carlos Magno pode, enfim, tornar-se realidade, quatro décadas depois em que foram realizadas suas primeiras obras, na Rua Gilberto de Alencar. Toninho Dutra, superintendente da Funalfa – Fundação Alfredo Ferreira Lage, informou que o novo teatro é uma de suas metas para 2014, e a ela será conferida prioridade, considerando-se que a vida artística da cidade comporta hoje, bem mais que no passado, uma nova casa de espetáculos.
Segundo o superintendente, seu trabalho estará direcionado em dois objetivos: consolidar recursos previstos na Lei 8.313/91 – Lei Rouanet – que orçam em torno de R$ 3,5 milhões, e atuar em fontes que possam complementar o necessário para a implantação total do projeto, cerca de R$ 5 milhões.
Para Toninho Dutra, o novo ano promete ser muito movimentado para a Funalfa. Além do esforço para concluir o Paschoal Carlos Magno, está entre os principais objetivos aprofundar o mapeamento do acervo cultural, a ampliação das ações de arte nos bairros, bem como programas de valorização dos artistas locais e a viabilização de leis de estímulo já existentes mas ainda não aplicadas.
Outro ponto com que se pretende movimentar o novo ano, explica Toninho Dutra, é o incentivo à leitura, “como uma atividade essencialmente cidadã”.
Mais uma campanha que a Superintendência pretende reeditar em 2014: a ampliação dos recursos orçamentários destinados a atividades culturais diversas no município, hoje com dotação de 2%.
Tucanato
Dirigentes do tucanato e seus principais assessores em Juiz de Fora estarão reunidos nesta quinta-feira, mas ainda sem confirmação da presença do deputado Marcus Pestana, um dos nomes do partido para disputar o governo de Minas. Seja como for, os militantes têm se revelado ávidos em obter informações mais claras sobre as articulações que se observam nas altas cúpulas.
Metalurgia
O PSTU, que se jacta de ser a única e maîs autêntica proposta de esquerda no Brasil, está longe de pensar em alianças para tentar chegar a uma fatia do poder federal. Por isso, vai mais uma vez disputar a presidência da República em voo solo. E repete a candidatura de José Maria de Almeida, outro metalúrgico a pretender o Planalto. Ele foi candidato em 1998, 2002 e 2010, com votação medíocre.
Prazo curto
Entrando agora em recesso, o Tribunal Superior Eleitoral só terá como começar, em fevereiro, a discussão de mudanças que pretende determinar para o pleito de outubro. E terá de andar ligeiro, porque eventuais modificação terão de ser aprovadas até 5 de março.
Passe livre
Reação e resultado da decisão da Assembleia de Minas de aprovar, ontem, o polêmico projeto que garante passe livre aos idosos nos ônibus coletivos intermunicipais. As empresas pedirão imediato reajuste nas tarifas, se o governador Anastasia sancionar referida lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário