segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Os ausentes

O ano de 2013 marcou a ausência de muitas personalidades, figuras importantes da cidade, onde gozaram de vasto círculo de amizades ou influência nos setores em que atuaram. Em particular, o padre redentorista Jaime Snöek, morto em novembro, a caminho do centenário, depois de ter ajudado a projetar Juiz de Fora no Brasil e no Exterior com suas reflexões no campo da moral e da ética.
Em janeiro o obituário da cidade incluiu o ex-vereador Cláudio Vitor Renault, o advogado Geraldo Sypriano de Almeida, a figura popular de Luiz Augusto Pifano (Gatão), professor Fuad Yasbeck, o historiador Jair Lessa e o escritor Rui Brasil Leal.
Carlos Henrique Saldanha, Wilson Jabour Júnior e Dante Zanzoni foram as perdas dos meios intelectuais em abril, mês que ainda levou o maestro Nilo Hack.
A política também não escapou. Morreram o presidente do PMDB, Adelmir Romualdo, e os ex-vereadores Osmar Surerus, Peralva Delgado e Eduardo Novy.
As artes ficaram sem a escritora Creuza Cavalcanti e a artista plástica Nívea Bracher. No jornalismo, Fernando Zerlotini e Zilma Hauck. Nos esportes, João Pires e Romeu Kleinsorge. Entre os veteranos do Rádio, Flávio Biscoto. A Universidade se privou dos professores José Renato Abramo, Wulmar Bastos e Lúcio Barra. Um infarto matou Acácio Ferreira dos Santos, grande autoridade em política de desenvolvimento em Minas.
Quando o ano foi chegando ao fim, sem se cansar de tanto ceifar, foram-se Waltinho Jorge, o último dos boêmios, e Márcia Dutra, a última das musas dos velhos carnavais.
Desagradável
Comparados com as estatísticas de 2011, os homicídios em Juiz de Fora cresceram quase 100% neste ano que chega ao fim. Notícia que entristece, não apenas pela tragédia em si mesma, mas porque nada aconteceu capaz de justificar a esperança de uma reversão nesse quadro sinistro.
Boa nova
Promete o prefeito Bruno Siqueira que os sinais de melhoria no sistema de transporte coletivo virão no primeiro semestre de 2014. Será criado o bilhete único, reduzindo o custo da passagem para usuários de bairros mais distantes.
Novas paróquias
No dia 1º de fevereiro, para comemorar os 90 anos da Diocese, o arcebispo, dom Gil Antônio, vai instalar quatro novas paróquias em sua jurisdição. São elas: Nossa Senhora de Fátima, na Cidade Alta; Nossa Senhora da Glória, em Santos Dumont; São Sebastião, em Senador Cortes; e Sagrada Família, em São João Nepomuceno. O número de paróquias passa a ser de 90.
Enxugamento
Decidiu o governador Antônio Anastasia que suas secretarias serão reduzidas de 23 para 17, como parte de um conjunto de medidas destinadas a poupar o erário em cerca de R$ 1 bilhão.
Concomitantemente, 12 titulares estão deixando seus cargos para, desincompatibilizados, disputar as eleições. Poderiam fazê-lo em abril, mas o governador tem pressa em implantar a reforma.
_____ A todos os amigos que acompanham este blog, os votos de saúde, paz e prosperidades em 2014!__________

Nenhum comentário:

Postar um comentário