sábado, 28 de dezembro de 2013

Revitalização

Uma queixa generalizada entre os comerciantes são os modestos resultados das vendas de Natal, enquanto os menos queixosos falam em redução de 10% nos negócios. Todos os setores, talvez com exceção da alimentação, teriam saído frustrados da temporada, menos um pouco as lojas dos shoppings. Os números, sendo verdadeiramente melancólicos no comércio central, reacendem a velha discussão sobre o projeto (sempre falado, nunca viabilizado) de revitalização das ruas Halfeld, Marechal Deodoro e Barão de São João.
O que se entenderia por revitalização? Em suma,um conjunto de medidas para tornar aquela área mais atraente, capaz de motivar os compradores, que hoje se sentem cada vez mais atraídos pelos shoppings distantes. O pedestre precisa dispor de mais conforto, o que vai desde os bancos para breves descansos até o direito de não sofrer quedas nos buracos e pedras portuguesas mal instaladas. A propósito: a reposição de pedra portuguesa em qualquer rua ou avenida continua sendo o serviço mais porco da cidade.
Na liderança
Estatística do Tribunal Superior Eleitoral confirma que o PMDB ainda é o partido com maior número de filiados, repetindo a tradição que se confirmou com Ulysses Guimarães e Tancredo Neves nos tempos da resistência à ditadura. Hoje, o partido tem 2.355.183 filiados, vindo o Partido dos Trabalhadores em segundo lugar, com 1.589.574.
Um outro dado, não menos importante, revela que os novos partidos não têm conseguido sensibilizar. Dois dos mais recentes – Solidariedade e Partido Republicano da Ordem Social – não lograram desempenho significativo, com 4.831 e 4,461 filiados, respectivamente.
Quanto ao PMDB, registre-se que sua performance vem contribuir para fortalecer argumentos de quem não compreende que um partido tão forte não dispute em 2014 com candidados próprios.
Murilo Mendes
Os projetos culturais contemplados com verba da Lei Murilo Mendes deste ano vão receber a primeira parcela na segunda-feira. O superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, informou que para isso na rede bancária já estão disponibilizados R$ 320 mil.
Cerco eleitoral
A partir de quarta-feira, aos agentes públicos passa a ser cobrada obediência a um elenco de limitações, como forma de se obter o mínimo de equilíbrio na disputa eleitoral de outubro. Assim, ficam impedidos de promover distribuição de bens e conceder benefícios de 1º de janeiro em diante. O dirigente público fica também proibido de conceder aumento ou reajuste de salário depois de 8 de abril.
Regime de plantão
O prefeito Bruno tinha plano de assistir à passagem do ano no Rio, em companhia de familiares. Mas o plano foi alterado pelas chuvas e os estragos que elas andaram provocando na cidade. Além de acompanhar pessoalmente as ações da Defesa Civil, determinou a disponibilidade de todos os setores da Administração para a prioridade do atendimento às vítimas. Os servidores só poderão entrar em férias depois de superado o período crítico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário