sábado, 7 de dezembro de 2013

Transplantes

Os trinta anos do primeiro transplante de rim realizado na Santa Casa foram comemorados com celebração de missa e sessão solene presidida pelo médico Renato Loures, que anunciou marca que considera histórica: neste ano foram realizados 74 transplantes, em sua quase totalidade bem sucedidos. Nestas três décadas a instituição teve de vencer dificuldades, analisadas em palestra pronunciada, durante a sessão solene, pelos médicos Sebastião Ferreira e Gustavo Ferreira.
Loures anunciou que a Santa Casa não se satisfaz com os resultados já obtidos com o transplante renal, que vem atendendo a uma população superior a 3 milhões de pessoas da Mata, Vertentes, Três Rios e Petrópolis. Quer continuar progredindo, mas reconhece que o transplante de pâncreas e fígado ainda é um grande desafio.
Quanto ao histórico renal, a Santa Casa ocupa o segundo lugar em Minas e o sétimo no Brasil.
Participou da solenidade o secretário estadual de Saúde, Antônio Jorge, para quem o encontro de um doador com o receptor, para resultar no transplante, representa o mais alto grau da solidariedade na paisagem civilizatória.
Emendas
Voz permanentemente em defesa do governo na Assembleia Legislativa, Lafayette Andrada está dedicado à tarefa de acalmar os ânimos dos colegas deputados, que ainda não tiveram liberados os recursos de suas emendas pessoais. Diz ele que o dinheiro vai aparecer dentro de dez dias. Cada um dos 77 deputados tem direito a R$ 1,5 milhão a título de emenda parlamentar.
Pela união
Neste sábado, assumiu o novo presidente do PT em Minas, deputado Odair Cunha, que não desconhece ser a pacificação interna sua principal tarefa. O fortalecimento da unidade entre os grupos que atuam no partido é fundamental para a candidatura do ministro Fernando Pimentel ao governo de Minas.
No limite
As chuvas que caíram sobre a cidade nesta semana não foram suficientes para remover uma preocupação: a disponibilidade dos mananciais está no limite para garantir abastecimento normal de água à população. Temos 1.600 litros por segundo, e é quase tanto o que estamos consumindo.
O calor é inimigo dos mananciais.
Suspeita e reação
Os petistas, se pudessem, excomungariam o deputado Marcus Pestana, presidente do PSDB de Minas. Pestana colocou em dúvida a lisura da recente eleição do diretório estadual do PT no estado, ao suspeitar que foram contados como válidos votos de militantes já falecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário