terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Ameaça à Liberdade de Expressão

Persiste a tentativa do governo de estabelecer um programa de censura branca aos órgão de imprensa, apesar das crescentes reações de setores da sociedade comprometidos com a liberdade de expressão. O golpe vem camuflado sob o rótulo dos conselhos de comunicação, o que, nesta altura da luta, já pode ser identificado em seis estados: Ceará, Bahia, Alagoas, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.
O Ceará, apesar de tantas páginas que escreveu em defesa da democracia, foi pioneiro, ao aprovar a criação do conselho para “orientar, fiscalizar e monitorar” as atividades da imprensa local. Mas não impunemente: a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) avisou que, caso o governador sancione lei nesse sentido, aprovada pela Assembleia Legislativa para criar o Conselho de Comunicação do Estado, vai entrar com ação no Supremo Tribunal Federal.
Segundo informou a Revista Veja, o Partido dos Trabalhadores quer aprovar para o País uma proposta nos mesmos moldes do texto do Ceará.



Instituto Histórico
lança revista anual

O Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora lançou, ontem, o 14º número de sua revista anual, fato que o presidente Vítor Valverde definiu como “parte de um ano dos mais proveitosos para a entidade”, o que incluiu a inauguração de nova e moderna sede, no edifício Credireal. A revista, criada pela Templo Gráfica e Editora, teve o apoio cultural da Empa, empresa que está construindo a BR-440.
Esse novo número traz artigos e estudos assinados por Dormevilly Nóbrega, João Baptista Garcia Neto, Vanderlei Tomaz, Newton Barbosa de Castro, Paulo Roberto Medina e, dos anais do próprio Instituto, artigos sobre Belmiro Braga, criação do “estado” da Paraíba do Sul, Arthur Arcuri, Daniel de Carvalho e José Procópio Teixeira Filho.
Vítor Valverde acentuou a responsabilidade da entidade que preside com a História e o patrimônio cultural de Juiz de Fora, e convocou os associados a assumirem essa tarefa como missão de cada um.



Notas

1) Os rumos do novo governo de Minas são o tema de uma reunião que o governador Antônio Anastasia terá neste fim de semana, em Belo Horizonte, com o senador eleito Itamar Franco. O encontro coincide com a diplomação dos eleitos pelo TRE mineiro.

2) Itamar será o único representante do PPS no Senado Federal, a partir de fevereiro. O que lhe confere, além do mandato, as atribuições de liderança.

3) Nestas horas finais de formação das equipes que vão atuar com a presidente da República e com o governador é imensa a expectativa em Brasília e Belo Horizonte. É o que confirma o que gostava de dizer o governador Tancredo Neves: “A expectativa do poder é maior que o próprio poder”. Porque o poder que começou já está no declínio.

4)Poucos, como Mário César (Mário Manzolilo de Morais), contribuíram tanto na formação da mais talentosa geração de radialistas de Juiz de Fora, nas décadas de 50 e 60 do século anterior. Os que vieram depois puderam chegar ao seu saber na Faculdade de Comunicação. Com justiça, a UFJF acaba de lhe conceder a Medalha JK.

5)Ainda sobre os 50 anos da Universidade Federal, o reitor Henrique Duque citou um dado que é do conhecimento de poucos. Vem de longe o sonho de criá-la. Na Câmara Municipal, em 1889, Fernando Lobo e Constantino Paleta promoveram reunião com o objetivo de reunir 35 cursos de ensino superior sob uma única instituição.

6)Corre na Câmara projeto que pretende dar o nome de Prefeito Mello Reis à atual Avenida Guadalajara, que ganhou esse nome em homenagem à distante cidade mexicana que acolheu a seleção brasileira de futebol na copa de 1970.

7 - Ficaram para março as obras de substituição do asfalto nas avenidas Brasil e Rio Branco. Na primeira, o custo previsto é de R$ 11,7 milhões.

Um comentário: