sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Os ausentes de 2010

Este foi um ano de pesadas perdas para a cidade, a começar pelo ex-prefeito Mello Reis, que morreu em novembro, depois de ter sido uma das figuras mais influentes da segunda metade do século passado. Mello fez história.
A Igreja Católica perdeu o bispo emérito dom Eugênio Correia e o redentorista padre Gaspar.
Na lista dos médicos, Antônio Stroppa, Rubens Sotto Mayor, Paulo Torres, Carlos Mizael Furtado e José Antônio Carvalho.
Das figuras ligadas ao comércio, José Resende Lopes, Lourival Moreira, Moacyr Resende e João Delmonte.
A Educação perdeu Antônio Resende Guedes, Gilberto Salgado, Mário Zágari, Arthur Arcuri, Necésio Tavares e Aurélio Leite.
Também faleceram os engenheiros Jorge Staico e Kurt Zoet.
Os ex-vereadores Natanael Amaral, João de Deus e Hilton Paiva. Expressão política dos anos 70, Américo Massote.
A ex-primeira Zoé Moreira, a jornalista Leny Tristão, e, nas atividades sociais, Maria Madalena Gondin e Léa Monachesi. Esse mesmo setor da sociedade perdeu Mário Eugênio e Renato Carvalho.
Na área de Comunicação, o jornalista Laiz Velloso e o radialista Claudinei Coelho.
Na administração pública, Marcelo Gaio, da Amac.
E João Mansur, pioneiro do transporte coletivo.
No esporte: morreu um veterano, Alcino, que foi goleiro do Tupinambás e fundador do São Carlos,que presidia.


Notas

1 – O prefeito Custódio Mattos e alguns assessores foram à Catedral ouvir de dom Gil Antônio informações sobre o projeto de restauração do templo, tombado pelo patrimônio municipal.

2 – A Santa Casa fecha o ano sem espaço para receber tantas parturientes. Sua capacidade máxima nos berçários é para 26 bebês. Mas os nascimentos em dezembro ultrapassaram as expectativas.

3 – O governador Antônio Anastasia poderá vir à cidade em março, quando se dará início às obras de viadutos, em grande parte financiadas pelo estado.

4 – O aumento da mendicância nas ruas centrais é uma das tristes realidades do ano que chega ao fim. Um problema que em grande parte seria minimizado, se se adotasse o que fez um juiz de Uberaba: mandou cadastrar os mendigos, constatando que metade deles era fruto da malandragem.

5 – O prefeito Custódio Mattos rompe, amanhã, metade de seu mandato, sem dizer se ao partir para a outra metade praticará mudanças no Secretariado. Ao seu redor há quem diga que elas são necessárias.



Por fim, o que mais importa: um novo ano de felicidades para todos que prestigiam este recém-iniciado blog, principalmente se elas se inspirarem na paz, na saúde e nos bons sucesssos diante dos desafios que a vida lhes impuser).

Um comentário:

  1. Caro Wilson,
    um comentário que se soma às perdas da cidade em 2010. Acrescentaria um nome à lista dos Engenheiros, o de Jonicy de Barros Ramos, cujo falecimento deu-se anteontem.

    Formado pela UFJF, Jonicy especializou-se em Transporte Urbano e trabalhou na Metrobel, onde foi responsável por algumas grandes soluções de trânsito para BH, notadamente a da Praça Raul Soares. Ainda lá pelos anos 80, foi Secretário de Transportes de da cidade de Timóteo - MG. Depois pós-graduou-se em Urbanismo, assunto que realmente o apaixonava. Tempos depois,ele teve uma passagem pela Prefeitura de Juiz de Fora, na Secretaria de Transportes. Atualmente, estava na ANTT.

    Era um grande profissional, firme em suas convicções, que de vez em quando manifestava em artigos que publicava na imprensa. E excelente pessoa.

    ResponderExcluir