segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Balanço

Restando apenas quatro dias para se inscrever quem deseja disputar eleição em 2012, muitos partidos promovem verdadeira corrida em busca de filiações. Qual deles terá chegado ao fim da semana com maior número de fichas? O PMN certamente estará entre os primeiros, e o PT já vinha se revelando o menos animado a engordar seus quadros.


Pra compensar

Sobre nota de ontem, informando que o PSDB vai pedir a seus candidatos a prefeito um discurso programático, de olho na sucessão de Dilma e Anastasia, tucanos confidenciam que de forma alguma isso seria ruim para a campanha de reeleição de Custódio. Se vão pedir é porque também vão dar prestígio apoio em obras. A velha lei da reciprocidade.


Pela reforma

O PSB e mais oito partidos promovem hoje, a partir de 13h, um Ato Político com o tema “Reforma Política para Ampliar a Democracia”, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. O encontro ocorre em véspera da votação do relatório da reforma política, apresentado pelo deputado federal Henrique Fontana (PT).
“O PSB é favorável ao relatório, ressalvados os destaques em plenário. O importante é não encerrar a discussão. Se o relatório não for aprovado, a reforma política será prejudicada”, afirmou Carlos Siqueira, primeiro secretário nacional do PSB e presidente da Fundação João Mangabeira.


Consenso

Para tristeza dos que sonham com a reforma política ampla e profunda, o que deve ficar como único ponto consensual, se o Congresso realmente votar a matéria nesta semana, é a transferência da data de posse de 1º para 10 de janeiro. Exatamente o menos importante.


Anistia

Ainda não é uma decisão, mas ideia que se levou ao Tribunal Superior Eleitoral: os que deixaram de participar dos últimos pleitos e não justificaram a ausência, estariam perdoados das multas que sofreram, desde que possam comprovar presença nas urnas do próximo ano.
O que tem estimulado a ausência, além dos desencantos e restrições que se fazem aos políticos, é a multa simbólica que se aplica a quem deixa de votar: nada mais que o valor de duas latinhas de cerveja.


Velha dúvida

O Horário de Verão, que estará vigorando de novo a partir do dia 16, comemorou 80 anos ontem, sem que tenha conseguido convencer a maioria dos brasileiros, a não ser que se trata de uma chatice, de discutíveis resultados para a política de redução do consumo de energia elétrica.


União

Há dias, falando sobre as expectativas do seu PCdoB em relação à disputa municipal de 2012, o suplente de deputado Wadson Ribeiro dizia que um projeto de poder tem de passar, necessariamente, pela unidade dos partidos de esquerda. Ainda não apareceu quem se anime a liderar essa causa.


(( publicado também na edição desta terça-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário