domingo, 2 de outubro de 2011

Gotardelo centenário

Três gerações de ginasianos de Juiz de Fora ficaram devendo ao professor Augusto Gotardelo o que aprenderam de Português, a partir da década de 40. Gerações privilegiadas, porque tiveram à sua disposição um dos homens mais cultos que já passaram pela cidade, além de autoridade inconteste no idioma. Ontem, ele estaria completando 100 anos.
Ensinou Português, Letras e Latim no Granbery, Machado Sobrinho, Escola Normal e Colégio Estadual. Mineiro de Monte Sião, onde nasceu em 1911, lutou demais para estudar, pois, ainda jovem, era padeiro em sua cidade. Em 1946 transferiu-se para Juiz de Fora e aqui viveu até morrer, em 1995. Integrou a primeira turma da Faculdade de Filosofia e Letra.
Para comemorar o centenário, Vanderlei Tomaz, coordenador da Biblioteca Murilo Mendes, abre uma exposição de obras e opúsculos do professor, que ainda hoje são referência para os estudiosos do idioma, como O emprego da vírgula, A crase nos bons escritores, Acentue corretamente, Português pela redação, Ceifa Tardia, Cristo – Centro das Escrituras e da Vida e o clássico Português para pregadores evangélicos.


Semana decisiva

Esta é, segundo a legislação, a semana derradeira para a filiação partidária de quem pretende disputar as eleições. Quem ainda não se filiou ou quer mudar de partido deve decidir até sexta-feira, exatamente um ano antes. É dispositivo da anualidade, pois as eleições vão ocorrer em 7 de outubro de 2012.
A maioria dos que estão diretamente interessados no processo já veio se definindo nas últimas semanas. Mas ainda podem assumir vida partidária alguns dirigentes sindicais, como acaba de fazer o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Cosme Nogueira, que ingressou no PMDB pelas mãos do deputado Bruno Siqueira.
Outra novidade que está para ocorrer nas próximas 48 horas é o ressurgimento do PTN, sob a liderança do ex-deputado Amílcar Padovani.


Via indireta

Insiste o PMDB mineiro em cobrar ajuste de contas com os diretórios do interior, que no ano passado cruzaram os braços e não apoiaram a candidatura de Hélio Costa ao governo de Minas. Sessenta deles já foram extintos, vários da Zona da Mata, o último dos quais o de Ponte Nova.
Muitos estranham a severidade dos dirigentes estaduais. A penalidade, praticada em bloco, não encontra antecedente, porque em eleição, contados os votos e empossados os eleitos, os ressentimentos e desejos de vingança vão para as gavetas. Mas é possível que a intenção do PMDB, antes de punir infidelidade, seja uma advertência sobre as eleições de 2012. Intimida-se, desde agora, o peemedebista potencialmente infiel.
O partido estaria fazendo o que dizia o coronel José Eulálio, também peemedebista do sertão: bate na cangalha para o burro entender.


Maus negócios

Não é de hoje que o Brasil tem se dado mal nos negócios com os Estados Unidos e Inglaterra, o que agora se dá mais acentuadamente na sobretaxação dos nossos produtos e a cobrança de preservação das nossas florestas, depois que eles destruíram as suas. A partir da Segunda Guerra Mundial acentuou-se o jogo desfavorável para os brasileiros como se ouviu, na quinta-feira, com dados bem sustentados na palestras do professor José de Souza Terror, no Instituto Histórico e Geográfico.
Além de termos 39 embarcações afundadas ou danificadas pelos alemães, sob o pretexto de estarmos suprindo a indústria ianque, estivemos na iminência de ver o Nordeste invadido e ocupado por 100 mil soldados americanos, tivemos nossas forças navais e aéreas sob controle branco, e fomos excluídos da conferência de reparação de guerra. O Brasil ainda teve de abrir mão de US$ 1 bilhão para o Banco de Reconstrução e US$ 877 milhões retidos para indenizar ferrovias inglesas já então em fase de sucateamento.
A História geralmente silencia sobre os assaltos que temos sofrido.


Carteira falsa

Dois fatos não coincidentes salvaram os bancos de possíveis problemas a partir desta segunda-feira: a greve de seus empregados, que reduz consideravelmente os serviços de atendimento, e as manchetes do fim de semana sobre a avalancha de falsas carteiras de habilitação de motorista. Porque, a partir de hoje, mais que o CPF e outros documentos, o financiamento de veículos passaria a ter como garantia básica a carteira de habilitação. Muitos dos tomadores de financiamento poderiam ser portadores desses documentos ”esquentados”.



Fé no programa


Estão em alta os colégios eleitorais em que votam mais de 200 mil pessoas, entre os quais nos incluímos. Primeiro, foi o PMDB a querer que nesses casos haja candidato próprio a prefeito. Agora, argumentando com base no mesmo patamar, o PSDB informa que vai exigir que o discurso de seus candidatos privilegie o programa do partido, suas propostas e prioridades.
Em ambos os casos, identificada a tentativa de impedir que a eleição de 2012 se restrinja ao embate municipal, os partidos revelam estar de olho em 2014, e para isso é essencial que, num primeiro passo, estejam bem estruturados nos grandes municípios.





Nos anos 60, a Arena, partido de sustentação da ditadura, exercia fascínio sobre os políticos que não ousavam tomar posição contra o governo dos generais. Eram multidões que disputavam espaço sob a sigla governista, o que permitia prever o que depois se confirmaria: a luta interna por vagas num partido congestionado. Oceano Soares, que liderava os arenistas, disse, certo dia, para os correligionários o que continua valendo para os que hoje correm para se filiar: “seus verdadeiros inimigos não são aqueles que vocês deixaram lá fora, mas os que vão encontrar aqui dentro”.





(( publicado também na edição desta segunda-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário