quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A capa da Copa

O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire, suspeita que ainda vamos conhecer graves irregularidades em relação às verbas destinadas a obras e serviços para a Copa do Mundo de 2014, e considera que os recentes escândalos envolvendo o ministro dos Esportes, Orlando Silva, na verdade estariam escondendo coisas muito mais graves. Há uma capa de suspeições cobrindo a Copa. E para favorecer irregularidades inevitáveis, o melhor cenário estamos conhecendo desde agora: as decisões apressadas, contratação de obras sem os procedimentos licitatórios, a par dos interesses secretos da FIFA, que nesse particular se assemelha muito à CBF, segundo Freire.


Pra conferir

Muito importante se a Câmara desse ampla divulgação aos pareceres dos vereadores sobre a proposta orçamentária que o prefeito acaba de encaminhar, começando por podermos saber até que ponto eles dominam o assunto. Ainda que boa parte da população não disponha de poder crítico em relação à matéria, há pessoas com qualificação técnica para elaborar análises.
Quando se trata da tramitação da Lei de Meios, naturalmente vem à lembrança o vereador Raimundo Hargreaves. Ninguém o superou na intimidade com esse tema.


Sob encomenda

De Sylo Costa, deputado em quatro legislaturas e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, que desconfia muito da sinceridade da França ao conceder a Lula o título de ”honoris causa”da Sorbonne:
Uma jogada do presidente Sarkosy, que faz qualquer negócio para vender ao Brasil os aviões Rafale.


Esbarrão

Se o Itamaraty persistir em seu projeto de ganhar espaços diplomáticos e comerciais com os principais países da África, tem de estar prevenido para esbarrar em idêntico projeto da China. Mais pacientes que nós, os chineses já vêm montando sua estratégia há anos.



Sob vigilância

O Ministério das Comunicações acaba de publicar a regulamentação dos serviços de radiodifusão comunitária, o que pode ser um primeiro passo para o combate à clandestinidade com que se opera nesse setor. É um problema que o governo se recusa a admitir como sério e grave, pois interfere nas comunicações e afeta a segurança dos voos, quando as transmissões são feitas em locais muito próximos das torres ou salas de comando dos aeroportos.


Irma Aglaé

Ontem à noite, na capela Senhor dos Passos, celebrou-se missa em memória de Irmã Aglaé, que morreu em Belo Horizonte, aos 93 anos. Nascida Nícia Paschoal, ela figurou entre os educadores e intelectuais de maior destaque em Juiz de Fora até fins do século passado, com toda uma vida ligada ao Colégio Stella Matutina e ao Instituto Santo Tomás de Aquino, onde pôde distribuir seus conhecimentos em áreas que dominava, como Pedagogia, Psicologia, Letras Clássicas, Geografia, Orientação Educacional, além de Catequética e Teologia Fundamental, cursos que realizou na Alemanha e Itália.
Em Juiz de Fora, além do Stella Matutina, Irmã Aglaé, lecionou na Faculdade de Educação e no Centro de Ensino Superior e publicou “O Jogo das Contas de Vidro à Luz da Filosofia”, sobre o romancista Herman Hesse, e um estudo sobre “ A Questão do Poder em Michel Foucault”. Antes de morrer, no dia 11, ela estava realizando estudos sobre energia quântica.

(( publicado também na edição desta quinta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário