segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dinheiro escasso

Bem feitas as contas, conclui-se que Minas deve cerca de R$ 5 bilhões, culpa do ICMS que não vem rendendo o esperado. É o que faz prever que o próximo exercício ainda será de cinto apertado. Restam diante desse quadro duas preocupações. A primeira é do funcionalismo, que tem o prêmio de produtividade dependente da arrecadação, para não se falar, particularmente, dos professores, que há dias encerraram sua greve na expectativa de que os holerites vão engordar em 2011.
A mesma situação talvez acabe sendo motivo de preocupação para os candidatos a prefeito que são da base política do governador. Muitos deles esperam recursos do estado para realizar obras que lhes deem prestígio eleitoral.
Não só Minas, mas todos os estados da Federação têm débitos a quitar com a União. O melhor que fazem os devedores é seguir o passo do governador Anastasia: propor a mudança do sistema de cálculo do montante das amortizações.


Última esperança

O que o presidente do Superior Tribunal Eleitoral, Ricardo Levandowisk, diz ser sua última esperança em relação à reforma política está no Supremo, se a Ficha Limpa tiver aplicação já para o processo eleitoral de 2012. Mas, para que isso ocorra é preciso que o STF decida sobre a matéria ainda neste mês.


Uma chance

Os ecologistas andaram empenhados em descobrir um partido em que ancorassem seus ideais, e, afinal, fracassaram ao tentar criar uma legenda própria, o PEN – Partido Ecológico Nacional. Mas ganharam do TRE um prazo de tolerância: terão mais dez dias para coletarem 118 mil assinaturas de eleitores e completar as 491.641 em abono à causa.


Novo PTB

Terminada a fase de coleta de filiados com potencialidade para serem candidatos em 2012, observa-se que os diretórios dos partidos não sofreram grandes mudanças em sua estrutura municipal. Exceção talvez para o PTB, que saiu do controle do ex-vereador e médico Rogério Ghedin, que transferiu suas atividades profissionais para São Paulo.
A reorganização do partido está confiada a Ricardo Francisco, irmão do ex-deputado Roberto Jeferson.


Apoio indefinido

Nota da coluna informando que era intenção do novo PPL levar apoio à candidatura de Custódio Mattos a um segundo mandato foi considerada infundada pela tesoureira da comissão provisória, Janete Eklund, que disse representar o pensamento dos demais dirigentes. Segundo ela, agora o partido vai cuidar de sua construção, e apoio a candidatos só será definido após longo debate.


A conferir

No domingo, no Bar Dias, Rua Rui Barbosa esquina com Luiz Rocha, no bairro Santa Teresinha, pessoas ligadas à Administração foram chamadas a ler, bem em frente, placa da prefeitura anunciando obra de revitalização de uma travessa. Segundo frequentadores do bar, a travessa é na vila de casas pertencente à família do vereador Noraldino Jr, e duvidavam que essa relação teria sido informada a Custódio.


Cenário feminino

Embora feliz com a destinação do Prêmio Nobel a três militantes dos direitos femininos, a presidente Dilma Rousseff volta de seu giro pela Europa desafiada pelo desfalque que as próximas eleições e a reforma ministerial vão atingir exatamente as mulheres do primeiro e segundo escalões. Três já definidas e mais quatro ou cinco na rota da desincompatibilização.

(( publicado também na edição desta terça-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário