quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Contra a corrupção

Parte de S.Paulo e Brasília, pela internet, o apelo para uma nova com manifestação pública contra a corrupção política, quando se acumulam escândalos, agora com a denúncia de que no Amapá, representado por José Sarney, servidores, deputados e altos funcionários já somaram roubos que vão a R$ 1 bilhão. O que se pretende é uma mobilização geral, na primeira quinzena de novembro, maior que as realizadas neste mês, como uma tentativa de despertar os brios do governo. A expectativa é que esse clima evolua, ao poucos, tal como se deu em 1992 com os caras-pintadas, que foram às ruas pedir o impeachment de Fernando Collor. Também agora, as massas produziriam uma situação insustentável para o Planalto.
Os protestos já realizados resultam, principalmente, dos apelos da OAB e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, mas é preciso agregar mais. Bom se aderissem a União Nacional dos Estudantes e os sindicatos, mas, diferentemente de outros tempos, essas entidades são hoje generosamente financiadas pelo governo, e não têm ânimo para protestar.


Investimento

No balanço dos resultados da viagem que o governador Antônio Anastasia acaba de realizar ao Exterior, os políticos têm pouco o que dizer, mas para os meios econômicos foi importante ele garantir aos empresários europeus interessados no Brasil que a Cemig e a Light vão continuar investindo na ampliação de seus negócios.


Os índios

Quando o sistema de votação biométrica chegar aos índios, o que pode ocorrer dentro de uns seis anos, deve aumentar o interesse deles pelas eleições nacionais, segundo a expectativa do presidente do TSE, Ricardo Lewandowisk. É que em muitas aldeias eles têm se recusado a votar por causa das fotos, tanto no título como na tela da urna eletrônica. Acham que a foto rouba a alma.


Disputa

O PMN tem trabalhado para chegar ao ano eleitoral comandando uma volumosa aliança partidária. Sabendo-se desde já que a maior corrente deverá estar com o PSDB, o partido de Calais estaria disputando o segundo lugar com o PT entre os que mais investiram nas alianças.


Questão fechada

Ainda sobre a reunião do PMN, na segunda-feira: quando a presidente em Minas, Thelma Zaira, revelou que o partido não pode prescindir de candidatura própria a prefeito nos grandes municípios, os olhares do auditório se voltaram para Isauro Calais e José Eduardo Araújo, que compunham a mesa. Quem mas se não eles ?


Confissão

Demóstenes Torres, que tem se revelado a voz mais influente do DEM no Congresso, que nunca pôde ser acusado de faltar com a franqueza, concordando-se ou não com o que ele diz, identifica e denuncia o mal maior do Senado: a maioria dos senadores é muito dependente e subjugada pelo Executivo.


Convenção

Mesmo atuando intensamente no momento político, já em aliança com o PPS e tratando de organizar a chapa de candidatos a vereador, o Partido Verde não tem data estabelecida para sua convenção municipal. O presidente Sidnei Scalioni diz apenas que a reunião será antes de 30 de dezembro...



(( publicado também na edição desta quarta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário