domingo, 25 de março de 2012

Definição

Ao retornar de S.Paulo, onde esteve para participar da gravação de programa do PMN, o vereador Isauro Calais, que preside o diretório municipal, decidiu que em abril o partido anunciará, em definitivo, se terá ou não candidato próprio à prefeitura. Há cinco meses ele foi apresentado como pré-candidato, e desde então conversou com quase todos os demais pré-candidatos.


Sabedoria

Vai chegando o momento em que o ex-prefeito Tarcísio Delgado, do alto de sua experiência política, recomendará que dois pré-candidatos – Bruno Siqueira e o filho Júlio Delgado - se sentem à mesa e definam qual deles deve entrar na disputa. Se os dois digladiarem estarão dividindo forças e ajudando o projeto de Custódio.


Desafiante

O ex alberto bejani decidiu lançar, em maio, sua candidatura a prefeito, certo de que não terá a prejudicá-lo o fato de ter renunciado para escapar da cassação, porque a renúncia se deu antes de o impedimento estar definido em lei. Lançando-se um mês antes da convenção do PSL, terá tempo para enfrentar empecilhos. Ele entra pra valer; se não der, ajuda a desequilibrar.



Preocupações aumentam

A presidente Dilma obstina-se no projeto de medir forças com a bancada parlamentar de apoio ao governo, sem ceder a cobranças, mesmo sofrendo boicote no Congresso. ”Toma lá, dá cá, não no meu governo”, disse ela em entrevista à revista Veja.
Com ou sem razão. quando ocorrem situações dessa natureza o resultado inevitável é o País parado, prejudicado.
Os assessores presidenciais vão se limitando a garantir que não há crise, embora ela seja visível.
Já é uma situação para preocupar. Mais ainda quando balançam os humores da presidente em relação a alguns governadores. Comenta-se muito a recente descompostura em público que ela passou no governador do Rio, Sérgio Cabral; de tal forma que até o colega cearense, Cid Gomes, preferiu sair de perto, também ofendido.
Quando se trata de relações políticas, o governo preciso dizer aonde quer chegar.


Contraste feminino

Os contrastes não têm sido artigo raro na crônica política brasileira, e nem por isso vêm merecendo melhor atenção dos estudiosos. Tome-se por base a representação feminina: ela não vai além de 8,77% na Câmara, onde têm assento em 45 das 513 cadeiras, enquanto no Senado há 81 vagas e as mulheres são apenas 12. Nas câmaras municipais pior ainda, e hoje os partidos lutam para cumprir os 30% de vagas que a lei lhes assegura nas chapas de candidatos a vereador.
Em quase todos os países a ascensão feminina começa pela conquista de maiores espaços no Poder Legislativo, e por essa via chegam aos altos cargos no Executivo. Não no Brasil, onde a ordem se inverteu. Graças à presidente Dilma, há no governo cerca de 20 delas em boas posições.



Gota de bálsamo

No final do ano passado, longe de digerir a derrota na disputa pelo governo de Minas, os dirigentes do PMDB começaram a aplicar penalidades aos diretórios municipais que se colocaram contra a candidatura de Hélio Costa. Não intensificaram a campanha de castigo, mas, de quando em vez, destituem um diretório infiel.
As penalidades não voltam a ocorrer neste ano para que não se criem vítimas em pleno processo eleitoral. É hora de aplicar bálsamo nas feridas.

__
Fala-se, em Brasília, num providencial enxugamento do texto da reforma política, de forma que ela possa ter tramitação rápida. A eliminação, sem dó nem piedade, das coligações, já seria motivo para o País entoar hosanas.


___
__

De Memória

Uma bomba TV

Dia 13 de novembro de 1974. Última noite para a propaganda gratuita dos candidatos na TV Industrial. E tal o interesse, que ficaram congestionados os acessos ao Morro do Redentor, onde estavam os estúdios. Acontece que veio a denúncia de que algum terrorista faria explodir bomba na emissora. Ato contínuo, cerca de 50 policiais tomaram o local, evacuado o espaço, presentes apenas os candidatos, e logo foi iniciado o trabalho de prospecção, na tentativa de descobrir onde estaria o petardo. Até que o presidente da Arena, Vicente Saada, chegou e esclareceu: seus correligionários haviam facilitado o equívoco, pois a “bomba” durante o programa seria apenas uma grande novidade sobre o serviço de água na cidade...

__


(( publicado a edição desta segunda-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário