terça-feira, 27 de março de 2012

Sob pressão

A cada dia o PMDB encontra uma forma de empurrar Dilma contra a parede, na sua campanha por melhores posições no poder central. Ainda agora, o Departamento Nacional de Produção Mineral, que nunca fez exigências, queixa-se por não estar sendo consultado em processos de prospecção. Quem dirige o departamento é o mineiro Sérgio Dâmaso, indicado pelo partido.


Na arquibancada

Em Belo Horizonte, o PMDB se recolheu para assistir à luta entre PT e PSDB, que disputam as melhores fatias da reeleição do prefeito Márcio Lacerda. A intenção dos peemedebistas não é outra: na refrega, os dois grandes podem sair machucados, abrindo-se uma terceira via.
Há quem sugira ao PMDB de Juiz de Fora também aqui permanecer atento à luta entre tucanos e petistas. Quem sabe não fique um espaço no meio?


Tema central

Enquanto os candidatos a prefeito não chegam com suas propostas e a sociedade civil não faz cobranças, é preciso que se diga: sejam quais forem os projetos e ideias, fundamental é que se eleja, como objetivo superior, a retomada da qualidade de vida da população. O cotidiano atesta que é preciso fazer algo mais, por exemplo, em relação ao trânsito.



Preferenciais

De olho em 2014, quando seu partido espera ter reais condições de disputar a presidência da República, convenceram-se todos os chefes do tucanato que a eleição municipal, dentro de seis meses, será um degrau decisivo. O projeto passa, num primeiro momento, pela eleição de mil prefeitos, com prioridade para os municípios com mais de 200 mil eleitores.
Diante deste dado, o partido vai organizar um plano de ação destinado a prestigiar seus candidatos. Em abril promove em Juiz de Fora um curso para candidatos a vereador.


Ficar no centro

Quando terminarem as composições de que participará neste ano eleitoral, o PSD, algumas vezes à direita e em outras à esquerda, deverá ser orientado a pautar suas ações como partido eminentemente de centro. Nesse papel, estará ressuscitando o primeiro PSD, criado em 1945, já então no centro, mas na maioria da vezes com posições de um conservadorismo que se identificava mais com a direita. Muitas vezes no foco das grandes decisões, um de seus últimos líderes, almirante Amaral Peixoto, dava a receita dos êxitos obtidos: tirar o melhor que tem a esquerda, o melhor da direita, e decidir no centro. Quando Vargas criou o PTB para cuidar da política urbana, mandou que amigos fieis fundassem o PSD para cuidar dos fazendeiros e coronéis, que seriam hoje os capitães do agronegócio.
Entre as propostas políticas mais excitantes do PSD de Kassab está a experiência do voto distrital, a começar pelos 85 municípios com mais de 200 mil eleitores, o que já valeria para a eleição proporcional de 2014, como o caso de Juiz de Fora, que faria parte da relação experimental.


Por onde anda?

Há seis meses protocolizada na Comissão de Infraestrutura do Senado, não há quem informe por onde anda a proposta do senador Aécio Neves sobre a nova forma de indenização aos estados e municípios que sofrem as consequências da exploração predatória de minérios. Nesse campo, o ônus mais pesado sempre fica com a economia mineira.


Minas verde

O Partido Verde entra no processo eleitoral diante da seguinte constatação: são raros os municípios em que terá condições de sustentar candidatura própria, mas com fôlego suficiente para participar de alianças proveitosas. É que em Minas o partido contabiliza diretórios ou comissões provisórias em 429 do 853 municípios, segundo seu presidente, Ronaldo Vasconcellos.
Em Juiz de Fora, o PV acompanhará o PPS, e ambos provavelmente apoiando a reeleição do prefeito.

__


De Memória

O Bom Pastor

Nos anos 50, quando a população de trabalhadores já era bem expressiva e crescia nos bairros populares, a visão de alguns urbanizadores, entre eles e principalmente Alonso Ascensão de Oliveira, sinalizou para o potencial do mercado imobiliário destinado à classe média alta. Foi o que o levou a ser um dos empreendedores do Bom Pastor, que uma foto de Jorge Couri , hoje no TER NOTÌCIAS, registrou, quando o bairro começava, meio século atrás, ainda com um pequeno lago, onde hoje está a praça. Antes, Alonso já havia loteado os terrenos onde hoje estão o Bairu, Grajaú e Jardim Glória.

___

(( publicado na edição desta quarta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário