quinta-feira, 15 de março de 2012

Fernando Rainho, 74, morre em S.Paulo e é sepultado em JF

O professor e ex-deputado Fernando Rainho, foi o principal colaborador do prefeito Mello Reis, morreu na madrugada de ontem no Hospital São Luiz, em S.Paulo, aos 74 anos. Ele sofria de pericardite, o que lhe custou mais de três meses de internação. O corpo está sendo velado nesta manhã no Parque da Saudade, onde será sepultado.

Fernando Antônio Rainho Tomaz Ribeiro concentrou todas as suas atividades em Juiz de Fora. Nasceu em 1938, filho de Jacy Ribeiro e da escritora Cleonice Rainho. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito, onde mais tarde seria professor de Direito Constitucional e vice-diretor, lecionando também no Centro de Ensino Superior, que ajudou a criar.

Na política

Na vida pública ele começou a se projetar em 1976 com a gestão do prefeito Mello Reis, de quem havia sido contemporâneo de ginásio na Academia de Comércio. O prefeito confiou a ele algumas das tarefas mais delicadas, como secretário de Governo. Assessor mais influente da administração e articulador político, elegeu-se deputado estadual em 1982. Na Assembleia Legislativa, dedicou a maior parte de seu trabalho à educação, setor do qual havia se afastado para atuar, como secretário na administração municipal. Mas, quatro anos depois não conseguiria se reeleger.
' Sem mandato, quando já procurava retomar o magistério, ele surpreendeu a classe política mineira, indicado pelo governador Newton Cardoso para assumir a presidência da Helibras, fábrica de helicópteros de Itajubá. A explicação que ficou é que o governador queria removê-lo em benefício de suplentes menos votados.
Em suas últimas atividades, antes de se recolher à vida familiar e a várias viagens ao Exterior, tornou-se sócio-fundador da Rádio Nova Cidade e dirigiu a implantação da Faculdade Estácio de Sá. Sua mais recente atuação foi como membro do Conselho de Amigos do Museu Mariano Procópio.


PPS quer Freire
na nova sede


O PPS marcou para o dia 1º de abril a inauguração de sua nova sede em Juiz de Fora, instalada na Rua Martins Gonçalves, e convidou o presidente nacional, deputado Roberto Freire, para participar da solenidade. É quase certa sua presença, porque Freire nunca deixou de aceitar convites para vir à cidade, desde que obteve aqui, proporcionalmente, em 1989, sua maior votação como candidato à presidência da República. A solenidade de inauguração está prevista para 10h.
O secretário do diretório municipal, Marcos Pinto, informou que para a nova sede serão transferidos todos os serviços do partido, inclusive o pessoal que vai atuar na coordenação da campanha.



Sem os partidos
realmente não dá

Fracos de conteúdo, transformados numa confusão de siglas em defesa de interesses de grupos, em grande parte desacreditados junto à opinião pública, ainda assim os partidos são indispensáveis aos governos, por eles formados. E quando convocam suas bancadas de deputados e senadores a embaraçar a vida de um presidente ou governador geralmente têm êxito.

Lembrando 92, Fernando Collor, que ao se eleger para a presidência da República desconsiderou os partidos, e, passados dois anos, precisou deles, quando já não tinha apoio popular. Agora, 20 anos depois, a presidente Dilma relega a segundo plano os
partidos, que pode levá-la a dificuldades, como se viu nesta semana, quando a própria bancada derrotou seu escolhido para dirigir o DNITT. E o fogo começa a se alastrar dentro de casa. A presidente, assim como Collor, ataca os marajás dos partidos, mas precisa saber que a desforra vem a cavalo.
O PR se retirou da base, o PMDB se sente desprestigiado e há muitas lamúrias em pauta.

___

De Memória

Banco fechado

No dia 15 de março de 1998, um fato inusitado; inédito para Juiz de Fora e todo o estado: 160 mil correntistas do Credireal, que Dom Pedro II havia fundado aqui em 1888, amanheceram transferidos para o Bradesco, que no final do ano anterior havia comprado o mais antigo banco de Minas. Se os clientes (principalmente os mais poderosos) andavam preocupados com seus capitais, mais ainda os historiadores, que desejavam, e obtiveram, garantia de que o acervo de peças, documentos, moedas e objetos centenários não seria destruído. Todo esse patrimônio histórico ficou preservado no terceiro pavimento da sede, na esquina de Halfeld e Getúlio Vargas.


____
(( publicado na edição desta sexta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário