segunda-feira, 12 de março de 2012

SUS de Pequeri acima da média nacional

O Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) publicado no final da semana passada apontou Pequeri, na Zona da Mata, como o melhor entre os municípios de Minas e também acima da média nacional. Esse Índice mede o desempenho do Sistema de Único de Saúde quanto ao acesso do usuário e à qualidade dos serviços da rede pública, além da efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências.

Para o prefeito Raul Salles a indicação “reflete o empenho de toda a equipe técnica da área e comprova que o trabalho está no caminho certo. A cidade-família também é uma cidade segura para se viver”, disse ele, lembrando que “estamos felizes com o resultado, mas esperamos melhorá-lo com o lançamento das obras de ampliação da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24h) no dia 16, na ordem de R$450 mil, e através da assinatura de convênio com a faculdade de medicina da UNIPAC para melhorar a assistência à saúde comunitária”.

Em relação ao SUS, Pequeri ficou com avaliação 5,98, acima da média nacional, 5,47, e da mineira, 5,87. Na região, à frente de Mar de Espanha (5,94), Rochedo de Minas (5,88), Viçosa (5,88), Santa Bárbara do Monte Verde (5,85), Santa Rita de Ibitipoca (5,72), Maripá de Minas (5,69), Leopoldina (5,67), Descoberto (5,6), Santa Rita de Jacutinga (5,57), São João Nepomuceno (5,47), Bicas (5,4), Ubá (5,4), Juiz de Fora (5,36) e Santos Dumont (5,02).


Na rota da juventude

Os candidatos, muito mais que os partidos, desconhecem em que poderiam lucrar se uma multidão de jovens fosse às urnas em outubro e manifestasse suas preferências. Nas eleições anteriores eles compareceram em número insuficiente, não permitindo melhor avaliação sobre o que a juventude realmente deseja de um homem público.

A Constituição conferiu o direito de voto aos maiores de 16 e menores de 18 anos; e, se muitos requereram o título, os votantes nunca chegaram a 5%.

Mas a Assembleia Legislativa de Minas acredita que ainda se pode fazer muito para provocar o interesse da juventude, e com esse objetivo traz a Juiz de Fora, na quinta e sexta-feiras o Expresso Cidadania, que durante dois dias vai promover encontros e divulgar seu programa. O Expresso prioriza o eleitor jovem, mas quer um pouco mais: quer mostrar que, a partir dos 15 anos, moços e moças devem se interessar pela política, ajudando a aperfeiçoá-la.

Essa campanha, já realizada pelos deputados mineiros em 2008 e 1010, começa por Juiz de Fora e vai se estender a outras cidades-polo até 24 de abril.



Ao cronômetro


Para que a política brasileira possa se ver livre, ainda nas eleições deste ano, dos que se beneficiaram do mensalão, e dele fizeram uso e abuso, o Supremo Tribunal Federal terá de julgá-los neste semestre. Mas como?, se para tanto será preciso uma corrida louca contra o relógio. Os processos dos mensaleiros contam com 49 mil páginas distribuídas em 233 volumes.




Pátria Livre debate

seu papel eleitoral


O presidente estadual do Partido Pátria Livre, Francisco Rubió, vem hoje a Juiz de Fora para participar de reunião com militantes e membros da comissão provisória, quando vai se discutir o calendário das atividades no ano eleitoral. A reunião, prevista para 19h, será na Rua Halfeld, 651, sala 1101.

Wilhans Moraes, presidente da comissão local, disse que o partido também começa a estudar a posição a ser adotada em relação à eleição do prefeito, mas não indicou se a tendência atual é pela candidatura própria ou levar apoio a candidato de outra legenda.


Puxadores de votos


O PSDB tem acenado com a intenção de formar uma chapa poderosa de candidatos a vereador, na nítida intenção de construir bancada majoritária na próxima legislatura. Os tucanos comentam que além de seu presidente, vereador José Laerte, vai se esperar muito da votação da secretária Sueli Reis e do vereador Rodrigo Mattos.

Para Rodrigo praticamente esgotaram-se as chances de, como primeiro suplente de deputado, ser chamado a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa, com o retorno de Lafayette Andrada, que vai deixar a Secretaria de Defesa Social. Retomando o projeto de reeleição para o Legislativo municipal, para tanto já está avisando os correligionários do partido e dos aliados que precisará do seu apoio, o que inclui alguns cabos eleitorais que, caso contrário, pretenderiam disputar.


___


De Memória



Na sexta-feira, em sua coluna no “Estado de Minas”. Eduardo Almeida Reis fala sobre transporte na Zona da Mata, e “como eram as coisas nestas Minas do século 20, quando João Mansur começou a transportar gente, numa jardineira, de São João Nepomuceno para Juiz de Fora. Hoje feita em uma hora, a viagem levava quase o dia inteiro e passava pela Fazenda Luzitânia, quando o empresário de transportes, dono de uma única jardineira, perguntava: “Como é, sô Tavinho, vamos para Juiz de Fora?” e o fazendeiro respondia: “Só se vocês me deixarem tomar banho e me vestir”.

“Os passageiros tiravam seus guarda-pós, desciam, tomavam café, comiam bolo de angu de fubá grosso, muito melhor do que o angu de fubá fino, e ficavam comendo frutas no pomar, enquanto o fazendeiro fazia a barba, tomava banho, se vestia e protegia com o guarda-pó, para embarcar na jardineira. E o veículo chegava a Juiz de Fora tarde da noite” .


( publicado na edição desta terça-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário