quarta-feira, 21 de março de 2012

Mão pesada

Não contente com o disposto no artigo 16 da Lei Orgânica Municipal, que instituiu a ficha limpa para o serviço público, o vereador José Figueirôa levou a Câmara a aprovar uma extensão dos impedimentos, que passam a valer também para empresas terceirizadas, cujos diretores e sócios forem declarados impossibilitados por força de decisão judicial transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado. Parece apenas um acréscimo aos parágrafos 1º e 2º do artigo 16 da Lei Orgânica Municipal, mas a pretendida inovação vai também em cima de empresários que caíram na Justiça Eleitoral, julgados por abuso do poder econômico ou público, “assim como por condenação por crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração ou o patrimônio público”.
Como toda lei que procura criar restrições a quem falta qualificação, no caso presente o importante é saber quais as brechas que poderiam facilitar a vida dos indesejáveis.



Recíprocos

Embora tenha causado espanto a alguns a nota que falava de exigência do PT de reciprocidade do PSB, que apoia um socialista em Belo Horizonte e quer apoio para um petista em Juiz de Fora, está confirmado que na capital o assunto é mais frequente do que se pensa. E é uma possibilidade para ser levada a sério, pelas razões conhecidas, como também por ser um desfecho do agrado de muitos integrantes do grupo político do ex-prefeito Tarcísio Delgado, que gostariam de estar em um projeto com alguns pontos de viabilidade acima da anunciada candidatura do deputado Júlio Delgado. Há entre aqueles peemedebistas os que sonham com um deles compondo a chapa da professora Margarida Salomão.



Joio e trigo

O senador Aécio Neves, em entrevista à Rede Vida, usando discurso que não mais permite dúvidas quanto à candidatura a presidente que mora nele, previu que a campanha dos tucanos para a sucessão de Dilma não deixará de reconhecer o que de bom foi feito pelo governo do PT. Mas garantiu que as cobranças serão pesadas, a começar pelo caos em que se encontra a saúde, os atrasos na segurança pública e quase uma década de redução de investimentos na área da educação. E, lembando a criação do real, citou que os petistas foram contrários ao plano de Itamar Franco.
Aécio alegou modéstia para não dizer que Minas, com ele e agora com Anastasia, tornou-se um modelo de gestão para o Brasil.



Candidatos

A três meses das convenções partidárias que vão indicar os candidatos, uma informação que pode parecer fruto de exagero, mas não é. O dado corresponde ao levantamento realizado entre os principais partidos de Juiz de Fora, que vão preencher suas chapas de vereadores: os pré-candidatos, isto é, os que já procuraram os diretórios e os deputados, chegam a uns 500. O que significa que, se antes o problema era correr atrás de candidatos, agora o trabalho é fazer com que passem por um funil seletivo. E muitas vezes nesse funil o que interessa não são os que
potencializam mais votos, mas quem promete votação média, por causa das composições coligadas.




A arte de dever

A história é antiga. Em qualquer lugar do mundo, se o sujeito que deve mil moedas o problema é só dele. Mas, se deve um milhão de moedas, o problema é de quem emprestou. O fato, metade pitoresco, metade malandragem, vem a propósito dos compromissos do governo de Minas com a União. Brasília cedeu muito para tentar garantir o que já tinha investido, hoje em quase R$ 70 bi, e custa perceber que melhor é se contentar com os juros de R$ 340 mi.


__

De Memória

Católicos na eleição

Em 1945, cedendo à ideia de que a Igreja devia ter um papel mais saliente no processo da redemocratização, o bispo, dom Justino José de Santana, convocou os fieis a participar da Liga Eleitoral Católica, que tinha como secretário o professor Henrique Hargreaves, autor de um opúsculo explicativo fartamente distribuído na cidade. A Liga sintetizava assim seus objetivos: ”entregar a gestão da cousa pública a cidadãos que estejam à altura de rumar com ela para seu verdadeiro destino democrático”. E se dizia “fora e acima de qualquer partido político”. A LEC teve atuação durante dez anos.


__

(( publicado na edição desta quinta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário