quinta-feira, 26 de abril de 2012

Há dez meses

Para confirmar as expectativas otimistas com que era aguardada, a reunião de lideranças regionais, realizada em junho do ano passado, sob o patrocínio da Universidade Federal, trouxe uma diferença capaz de torná-la superior aos esforços anteriores igualmente preocupados com o desenvolvimento da Zona da Mata. O que a diferenciou, e nisto ficou a esperança de proveitosos resultados junto os governos estadual e federal, é que, tomando por base a própria UFJF, que se transformou em referência de realizações, nossos líderes prometeram abandonar aquele antigo modelo de elaboração de queixas e derrotismo, optando pela coragem e a formulação objetiva de propostas e metas. Foi o que se ouviu. Essa nova etapa na história de nossas reivindicações acaba de completar dez meses. O que aconteceu desde então? Precisamos da palavra dos deputados, que se ofereceram para intermediar as negociações.
Ulysses Guimarães
Há quem sugira que, proximamente, na passagem dos 20 anos do desaparecimento do deputado federal Ulysses Guimarães, o PMDB aproveite a oportunidade para avaliar suas condutas políticas desde que o líder desapareceu no mar. A começar pelo 'mea culpa', por tê-lo cristianizado, quando foi candidato a presidente da República. Bem pensado, foi desde então que o partido inaugurou sua longa trajetória rumo ao adesismo.
Só calma
Na cidade ainda não se conhece turbulência no processo pré- eleitoral. Aliás, sem surpresas. O que poderá surgir em maio, coincidentemente com as comemorações do aniversário da cidade, é o prefeito apresentar uma programação “estonteante” para a oposição. As pesquisas eleitorais que circulam, que não o contemplam confortavelmente, correm 'a boca pequena', mas ontem o TRE informou que não tem registro de qualquer pesquisa em Juiz de Fora.
Valorização
Está para ser divulgada, nos primeiros dias de maio, a lista das personalidades que serão agraciadas com a Comenda Henrique Halfeld, a mais alta distinção da cidade. Há indícios de que será uma lista sem excessos, “enxuta”, o que haverá de valorizar a homenagem.
Espanto
Custa acreditar. Mas o deputado Newton Cardoso, como relator, deu parecer favorável a uma aberração. Trata-se do projeto do deputado paulista Guilherme Mussi, do PSD, que autoriza a qualquer parlamentar instalar placa oficial em seus carros particulares. Significa que suas excelências, sendo autuadas por qualquer infração no trânsito quem vai pagar é o Congresso. Resta a esperança de que o plenário recuse tamanha monstruosidade.
Mais um
O PSDB avança, ainda que vagarosamente, no seu projeto de despertar candidaturas viáveis em cidades politicamente estratégicas de Minas. O primeiro foi Custódio Mattos, em Juiz de Fora. Agora surge o segundo, Toninho Andrada, que vai disputar em Barbacena, onde já foi prefeito. Em maio, Andrada deixa o Tribunal de Contas, onde é conselheiro.
Desconfiômetro
O ex-presidente Lula foi a Brasília traçar linhas de ação para a CPI do Cachoeira, entre outras decisões que divide com dona Dilma. Amoroso defensor do cargo que se recusa a desocupar, é preciso que alguém lhe diga que a faixa presidencial já está com a companheira.
Na escala
Há outro fato importante que não escapa da segunda quinzena de maio: saber quais os partidos que tomarão parte nas alianças em torno dos candidatos a prefeito. Alguns já se anteciparam oficialmente, como o Democratas, que se alinhará com o PSDB para a campanha de reeleição do prefeito. O Partido dos Trabalhadores tem sido discreto na divulgação dos contatos que promove em busca de alianças. __
((publicado na edição desta sexta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário