domingo, 29 de abril de 2012

A influência que vem de fora

1 - Não há exagero quando se diz que parte, se não mesmo a maioria das decisões em torno da sucessão municipal, procederá de Brasília e Belo Horizonte. O que não pode ser motivo de espanto para políticos e partidos, porque eleição em capitais ou centros de maior referência raramente passa sem o dedo dos escalões superiores. Seria ingenuidade, por exemplo, desconsiderar o empenho do governo do estado para a reeleição de Custódio Mattos. Só desistiria desse projeto se a campanha expusesse a total inviabilidade do prefeito. 2 - Da mesma forma como o PSDB de Minas se interessa pelo destino de Custódio, para o comando nacional do PT seria interessante a vitória de sua candidata, a professora Margarida Salomão, e nesse sentido trabalha abertamente para ganhar o apoio do PMDB (ou de sua dissidência). São partidos irmãos na base política do governo. Brasília vai precisar saber: rachado ao meio pela candidatura de Bruno Siqueira, o PMDB é forte por causa de Tarcísio ou o tarcisismo é forte por causa do PMDB? 3 - São conhecidas as boas relações entre Aécio Neves e o deputado Júlio Delgado, cuja candidatura a prefeito ainda não se mostra suficientemente animada aos companheiros do PSB. O senador influirá decididamente para impedir que o deputado se volte para a candidata do PT, no primeiro ou no segundo turno.
Novo presidente
Como havia prometido, no sábado o PPS promoveu reunião extraordinária da executiva municipal, quando elegeu seu novo presidente, o empresário Bernardo Martins, substituindo o secretário de Saúde, Antônio Jorge, que deixa o cargo, depois de o estado estabelecer que seus executivos não devem participar da direção de partidos. Mas não haverá alteração nos planos do PPS, pois Martins tem perfeita integração com seu antecessor.
Entusiasmo
Em acontecimento social do fim de semana em torno do deputado Bruno Siqueira e do jornalista César Romero, um dos destaques ficou com a animação do vereador Júlio Gasparete em relação à disputa da prefeitura neste ano. Segundo ele, o favoritismo que se observa em segmentos diversos do eleitorado não deixa dúvidas quanto à vitória de Bruno em outubro. E vai além: eleito prefeito, logo depois ele dará saltos mais ambiciosos.
In memoriam
No dia 8 será aberto o 29º Congresso Mineiro de Municípios, que certamente terá como um dos temas prioritários o endividamento do estado e seus reflexos sobre as prefeituras. Também programada homenagem 'post mortem' ao ex-senador Itamar Franco e do ex-vice-presidente José Alencar. Motiva a homenagem, ainda que tardia, o fato de ambos terem sido simpáticos ao municipalismo.
Conversas
Das últimas conversas políticas em setores autorizados deduz-se que a candidatura de Margarida Salomão, do Partido dos Trabalhadores, conta, desde agora, com a adesão do PCdoB e do PRTB. Mas os petistas não escondem seu projeto de ir além, agregando o apoio do PSB e dos tarcisistas do PMDB, que são dois setores destinados a interagir. O apoio do deputado Júlio Delgado (PSB) pode ser importante.
Galeria
Nesta segunda-feira festejam-se os 50 anos de inauguração da Galeria Carmelo Sirimarco, parte de uma paisagem da zona urbana que tem entre suas características as muitas galerias que facilitam a ligação entre as ruas. Às 17h, no local, a historiadora Daura Barbosa fará uma palestra lembrando o comerciante Carmelo Sirimarco, que, tempos atrás, ali morou em um casarão com vasto quintal. Será descerrada uma placa comemorativa, apresentado um sarau e, em seguida, haverá audição do "Coral Juiz de Fora em Serenata".
Vale dizer
Acabou acontecendo exatamente o que estava previsto: o deputado estadual Sargento Rodrigues fracassou na tentativa de constituir Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar o caso de propina paga a policiais que vinham protegendo o jogo do bicho. Na liderança do governo, o deputado Bonifácio Mourão disse que, mais tarde, se houver necessidade, o assunto será retomado; o que vale dizer: assunto arquivado. __
De Memória
O pintassilgo
Em seu livro “Casos Raros da Ornitologia”, a professora Marion Marques Delpra citou fato singular ocorrido em Juiz de Fora, em julho de 1990. Nunca antes um brasileiro havia parado na cadeia por causa de um crime que, na verdade, não era tratado em leis de proteção à fauna: em Dias Tavares, Milchard Alves Nogueira, de 26 anos, estrangulou um pintassilgo, na frente de guardas florestais, ao ser instado a libertar o pássaro. O delegado de Vigilância Geral, Rui Henriques, confirmou a prisão, quando o estrangulador desafiou, dizendo que podia fazer o que quisesse, pois era dono do pintassilgo. Mas a permanência de Milchard no presídio de Santa Teresinha durou pouco, graças a uma fiança de 20 cruzeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário