quarta-feira, 25 de abril de 2012

PPS muda o comando em JF

O PPS estará reunido no sábado, a partir de 10h, em sua sede, para reorganizar a executiva municipal, o que poderá, contudo, estar limitado à substituição do presidente, com a saída de Antônio Jorge Marques. Isso resulta do fato de o governo do estado e o partido passarem a considerar como incompatível ocupantes de funções executivas esterem na direção de partidos políticos. Neste fim de semana serão concluídos os entendimentos para a escolha do novo presidente, sendo o nome mais cotado o do industrial Bernardo Martins, do setor de alimentação, já aceito nas sondagens anteriores. Na sucessão natural do presidente está o vice Carlos Alberto Gasparete, mas também ele tem impedimento pelas mesmas razões pelas quais afasta-se Antônio Jorge, secretário de estado da Saúde. Gasparete é atualmente coordenador do Procon. E o ex-vereador Marcos Pinto não pode deixar a secretaria do diretório porque é imprescindível nessa função.
Respingos
Não apenas pela sorte do contraventor Carlinhos Cachoeira, a quem a Justiça promete um futuro sombrio, mas pelos envolvimentos diretos e indiretos, o processo contra ele deixa em suspenso o quadro político deste ano eleitoral, e não apenas em Goiás, de onde ele comandava o crime. Há evidências de que as coisas não vão parar no senador Demóstenes.
Quem ajuda?
O deputado Sargento Rodrigues caminha num deserto de desinteressados, à procura de outros parlamentares que lhe deem apoio na constituição da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar os casos de propina do jogo de bicho pago a policiais civis e militares. E esse esforço tem fôlego limitado e ele só irá até onde for possível. O deputado não pode insistir demais, pois correrá o risco de sofrer retaliações e boicote na Assembleia. É o que o leva a não estar criticando os que lhe negam solidariedade.
A distância
Há um mês, talvez pouco mensos, o ex-prefeito Tarcísio Delgado sugeriu que os pré-candidatos Bruno Siqueira e Júlio Delgado se sentassem à mesa para discutir a união de suas forças, na certeza de que esse é o caminho do êxito eleitoral para o PMDB e o PSB. Não se soube de avanços concretos. De tudo, o que resultou foi um comentário de Júlio em relação à irredutibilidade do peemedebista. Não se sabe de outras tentativas de entendimento.
Novo diretor
O ex-deputado constituinte Luiz Otávio Ziza Valadares, também secretário de Administração no governo Tancredo Neves, foi eleito, ontem à tarde, no Rio, para dirigir a recém-criada Diretoria de Comunicação da Light. Obteve os votos unânimes dos conselheiros da companhia.
O pacto
Está na pauta dos governadores mais influentes a discussão de novo pacto federativo, capaz de conferir um mínimo de autonomia aos estados afundados em dívidas impagáveis. O senador Itamar Franco, morto em julho do ano passado, gostaria de estar assistindo a esse momento das governadorias. Dias antes de ser hospitalizado para morrer, ele comentou com amigos e jornalistas que esse pacto seria sua prioridade entre todos os temas políticos. Quanto à atuação no Senado, prometia que as atenções estariam basicamente concentradas em duas questões: o pacto das entidades federadas e a defesa de uma legislação capaz de conferir a defesa da privacidade das pessoas.
Luta interna
A recente pesquisa de aceitação pública deu vantagem à presidente Dilma, o que, com justificada razão, massageou o ego da equipe do governo. Mas veio de acréscimo um dado para preocupações internas: mesmo com a aceitação crescente, quando chegar a eleição de 2014 essa aceitação vai se desviar em favor de Lula. A persistir a tendência, serão inevitáveis dissabores internos e nas relações entre os dois grupos.
Participante
A presidente tem dito que não terá empenho pessoal na campanha das grandes e pequenas cidades. Pode ser, no íntimo, que ela assim o desejasse. Mas já surgem sinais de que a realidade seria outra, graças a envolvimentos inevitáveis. E os ministros diretamente interessados nos seus próprios projetos cuidarão de demovê-la dessa disposição. Então, ela poderá estar ausente fisicamente, mas o seu governo totalmente representado. __
(( publicado também na edição desta quinta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário