terça-feira, 2 de outubro de 2012

Dia de eleição

O dia oficial das eleições no Brasil é 3 de outubro, desde que não coincida com um domingo. Se ocorrer de estar em dia útil a votação fica transferida para o domingo mais próximo, mas necessariamente em outubro. Essa mudança, cujo objetivo é evitar que a eleição prejudique um dia útil ( como se este não fosse o país mais generoso com feriados isolados e prolongados...), não evitou que o 3 de outubro entrasse para a história como o dia dos grandes embates políticos.
Pesquisas
Os institutos que trabalham com aferição de opinião pública só têm mais 24 horas para registrar e divulgar as pesquisas eleitorais. Depois disso estão impedidos, sob o pretexto de que o eleitor deve ter tempo para decidir, sem pressões e insinuações de favoritismo. Mas os institutos não podem se queixar da tolerante legislação brasileira, porque há países em que as últimas pesquisas são publicadas com uma semana de antecedência. Para amanhã o Ibope promete mostrar a posição dos candidatos a prefeito em Juiz de Fora.
Acervo
Segundo informa o livreiro Jean Menezes, a professora Françoise Mello Sales Braz, sobrinha-neta do escritor juiz-forano Silva Mello, está surpresa com uma omissão dos candidatos e de seus planos de governo. Não se faz citação ao destino do acervo do seu tio. E lamentou o desinteresse, tratando-se de alguém que legou todo o seu acervo a Juiz de Fora com o propósito de ser resguardado pelo município.
Acelerando
Mesmo considerando que o PSDB e seus aliados estão em boa posição em 85% dos municípios mineiros, o presidente estadual do partido, Marcus Pestana, recorre à experiência política para dizer que muita coisa ainda pode mudar, e começa hoje a aceleração definitiva das campanhas ainda não consolidadas. Os números podem trazer surpresas.
Em flagrante
Vem de antigos temores das disputas políticas dos sertões o impedimento da prisão de eleitor em vésperas, a não ser por mandado já expedido ou em flagrante delito. Temia-se que os coronéis, empenhados em vencer no bico de pena ou mesmo nas urnas, mandassem prender eleitores de adversários. Hoje esse é um cuidado dispensável, mas não tanto ao ponto de ser revogado. Desde ontem e até o dia 9, as prisões só podem ocorrer naqueles casos previstos.
Progresso
Um mês depois de iniciar o julgamento do mensalão, o Supremo Tribunal Federal dá dois passos concretos rumo à moralização da política brasileira: 1) caixa dois, mesmo sem ser um modelo de probidade, nada tem a ver com o escândalo da compra de votos de deputados, como a que se operou no governo Lula; 2) a Lei também pode chegar aos tubarões, e hoje entram em cena José Dirceu, José Genuíno e Delúbio Soares.
Olho na História
Quando o cidadão vai retomar a alta responsabilidade de eleger seus governantes, o mais importante é buscar a ajuda da História da cidade e saber quem são esses que pedem votos. O que foram, o que fizeram ou deixaram de fazer? Bem se diz que a História é esse profeta com os olhos voltados para trás: pelo que foi, anuncia o que será.
Monarquistas
Alegram-se os monarquistas da cidade com a eleição, ontem, da princesa Isabel como "O Melhor Brasileiro de todos os Tempos", programa realizado em rede nacional pelo SBT. Consideram que, além da justiça da escolha, esta é uma boa oportunidade para os brasileiros conhecerem melhor a vida de quem eliminou a escravidão no Brasil, além de ter sido a primeira mulher a governar o País.
Com certeza
Nestas poucas horas que antecedem as eleições ocorrem casos para confirmar que surpresas sempre podem ocorrer, contrariando análises e pesquisas. Em Salvador ACM balança, depois de uma liderança tranquila. Em Recife restabelece-se a indefinição e em S.Paulo Russomanno já não é o mesmo. Certeza mesmo fica com Belo Horizonte, onde Márcio Lacerda domina.
(( publicado na edição desta quarta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário