quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Mudanças no páreo

Os portugueses, que são prudentes em relação a pesquisas eleitorais, definem como cambalhota o fato de um candidato ultrapassar o adversário. Se se tomar por base a pesquisa divulgada ontem foi o que ocorreu: depois de passar todo o tempo em segundo lugar, o candidato a prefeito do PMDB, Bruno Siqueira, saltou para o primeiro, onde havia se instalado a candidata Margarida Salomão. O PT, sacrificado pela sucessão das quedas, não gostou dos números e prometia para ontem mesmo uma pesquisa da Voz Populi, na expectativa de vir com posições diferentes. Fato é que o Ibope foi o assunto do dia, dividindo atenções com o que ainda pode ocorrer nestas horas finais da campanha. Junto a colaboradores de Bruno, agora liderando, a preocupação é administrar a ascensão, pela via do voto útil ou do voto de migração, neste caso uma preocupação para o PSDB. Mas resta um detalhe, de forma alguma menos importante, que são os eleitores indecisos, que o próprio Ibope situa em torno de 13%. Pois para a candidatura de Custódio Mattos, que passou toda a campanha tentando tirar o segundo lugar de Bruno, a meta da corrida final agora é romper a linha dos 8 pontos que o separam de Margarida. Uma esperança que se sustenta na precaução de toda pesquisa, “os quatro para mais ou para menos”. Veteranos tucanos, com bicos afiados em outras refregas, afirmam que ate o impossível é possível. Como agora em S.Paulo: Russomanno despencou e Serra, que vinha em terceiro, já encostou no primeiro.
Torta certa
Neste período eleitoral a Fundação Maria-Mãe recebeu muitas visitas de candidatos a prefeito e a vereador, que, por unanimidade, reconheceram a importância da entidade, cuja preocupação imediata é a construção de um restaurante para os catadores de papel, assistidos pela Obra dos Pequeninos de Jesus. Fato é que, sensibilizados, todos prometeram apoiar a Fundação, renovando a esperança da diretoria de ganhar o apoio do poder público. Mas, antes que isso aconteça, amanhã, a partir de 16h, na Toca da Raposa, a Fundação Maria-Mãe promove o tradicional Festival de Tortas, cuja renda será destinada à construção do restaurante. Todas as pessoas podem participar. O convite para o festival encontra-se à venda na Rua 31 de Maio, sede da Fundação, ao preço de R$ 10,00, e reservas podem ser feitas pelos telefones 3212-5072 e 3214-3049.
O comandante
Qualquer que seja o resultado da eleição em Belo Horizonte, o PT de Minas não poderá prescindir de um militante de expressão que tenha condições de funcionar como uma ponte entre Brasília e a capital mineira. Elegendo-se ou não, o ex-ministro Patrus Ananias já é considerado, entre as lideranças petistas, o que atualmente reúne as melhores credenciais para essa tarefa, que anteriormente parecia estar destinada ao ministro Fernando Pimentel. Fala-se na disputa da sucessão de Anastasia, mas o ministro Pimentel já não é o único para a corrida. Quanto ao diálogo com Brasília poderia haver uma terceira via: o presidente estadual do partido, Reginaldo Lopes.
Ação compacta
Sob a coordenação do vice-governador Alberto Pinto Coelho, os partidos que fazem parte da base de apoio ao governador chegam ao final da campanha sem defecções. O painel dos aliados manteve-se até o fim. Desde meados do ano, estava decidido que, tratando-se principalmente de municípios com maior número de eleitores, o que caracteriza a aliança é uma ação compacta, isto é, todos os partidos com o mesmo discurso e trabalhando em conjunto. Em Juiz de Fora, se bem analisada, a coesão não foi bem assim.
Pelo meio
Raros foram os capítulos da história política mineira que não se escreveram com a moderação do centrismo de seus líderes,sabedores de que não é possível governar nos extremos. O segredo do mineiro é o caminho do meio. Governar pelo centro e conter os excessos, como lembra o jornalista Mauro Santayana, sempre ouvido com atenção por Tancredo Neves. Coisa de sábio,porque, como na alavanca, o apoio está no centro do arco.
Voto de candidato sub judice
Advertência do TRE: pode acontecer de os votos recebidos por determinado candidato aparecerem “zerados” no sistema oficial de divulgação da Justiça Eleitoral, por estarem na condição de “indeferido com recurso”. Ou seja, o candidato que teve o registro negado pela Justiça Eleitoral, mas que ainda está recorrendo ao TSE, não terá os votos divulgados na noite de domingo, mas serão computados à parte, de acordo com as normas do TSE. É a situação de alberto bejani e mais 43 candidatos a prefeito e 205 candidatos a vereador em todo o estado.
(( publicado na edição desta sexta-feira do TER NOTÍCIAS))

Nenhum comentário:

Postar um comentário