quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Reencontro

No último debate de segundo turno entre Bruno (PMDB) e Margarida (PT) ambos invocaram as ligações com o governo federal para afiançar que conseguirão recursos para a cidade. Margarida mostra a identificação com a presidente Dilma. Bruno lembra sempre do presidente de honra do PMDB, o vice Michel Temer. Na eleição presidencial de 2014 há uma grande possibilidade de PT e PMDB continuarem aliados, e a chapa Dilma - Michel poderá ser mantida para a reeleição. Isto posto, e considerando que todos vimos ambos os candidatos fazendo reverência aos seus líderes nacionais, uma coisa é possível em 2014: Bruno e Margarida estar juntos apoiando a mesma chapa.
Falta de decoro
Padecem de “vício de decoro” a Emenda Constitucional 41/2003 e todas as alterações, constitucionais ou não, que confisquem direito adquirido pelo servidor público, decidiu o juiz Claret de Andrade, da 1a Vara da Fazenda, em Belo Horizonte, ao considerar as graves suspeitas de compra de voto no Congresso pelo governo Lula, quando se discutiu a reforma previdenciária. Com isso, determinou a revisão dos valores de pensão de um servidor, embora falecido em 2004. O beneficio passou de R$ 2.575,71 para R$ 4.801,64. O texto votado supostamente de forma ilícita alterou direitos adquiridos em investidura em cargo público.
Pesquisa satanizada
Como sempre acontece, pesquisa que é divulgada nas poucas horas que antecede a eleição pode ter dois tipos de influência. A primeira é exercida por um tipo de eleitor que não gosta de “perder o voto”, e tende a levar seu apoio para quem parece reunir melhores chances de vitória. A outra influência se revela sobre a abstenção: é quando o eleitor, conferindo os números das pesquisas, chega à conclusão de que seu voto em nada poderá alterar o placar. E decide aproveitar o domingo para sair de circulação e descansar. Nos dois casos a pesquisa se torna perniciosa.
Em contato
O presidente estadual do PSDB, deputado Marcus Pestana, vai dedicar seu fim de semana a contatos políticos em Juiz de Fora, uma das quatro etapas que cumpre nos municípios mineiros em que haverá segundo turno. Pestana apoia a candidatura de Bruno Siqueira, e participou das articulações para que essa candidatura recebesse o apoio do governo do estado e do senador Aécio Neves.
Abstenções
Nas quatro últimas eleições para prefeito que se decidiram no segundo turno o mapa que menos oscilou foi o da abstenção, quase sempre entre 15% e 17%. Em 2008 ela foi de 16,49%, e é por aí que deverá estar no domingo. Na eleição passada os dois candidatos a prefeito ficaram separados por 3,64%.
Os eletrônicos
Em janeiro, poucos meses depois de criar em seu portal um formulário eletrônico, aberto a consultas, o Tribunal Superior Eleitoral já registrava 9.148 acessos, com as mais diversas questões levantadas. Seguindo as estatísticas, a expectativa é que neste mês a busca de informações pela internet ultrapasse os atendimentos telefônicos, já que em setembro foi possível constatar que a utilização do formulário (56%) foi 16% mais alta em relação ao telefone (40%). O Tribunal revela um dado curioso extraído desse novo serviço, que diz respeito à faixa etária dos usuários. Nada menos de 97% das consultas foram realizadas por pessoas com idade abaixo de 60 anos.
Prerrogativa
Os eleitores que apresentam algum tipo de dificuldade de locomoção poderão votar nas seções que estiverem mais próximas de seu domicílio. Uma redistribuição de títulos que exigiu muito trabalho dos funcionários dos cartórios. No caso de Juiz de Fora, acredita-se que a prerrogativa possa se estender a cerca de 9.000 eleitores, mas muitos não se sentem à vontade para fazer uso dela
Bons limites
Em breve, sem as graves preocupações de conduzir seu partido no processo eleitoral, o deputado Reginaldo Lopes, presidente do PT de Minas, poderá redirecionar atenções para seu projeto de emenda constitucional que limita a quatro o número de mandatos para o deputado e três para o senador. Dezesseis e 24 anos máximos e compulsórios para um e para outro. O projeto toma por base recomendação expressa do próprio partido, mas esbarra em velhas resistências, uma das quais José Sarney, que é parlamentar há meio século. Ninguém resiste.
Mestrado em Comunicação
O mestrado em Comunicação da Universidade Federal estará com inscrições abertas até o próximo dia 31, oferecendo 20 vagas para ingresso em 2013, divididas entre as linhas de pesquisa “Estética, Redes e Tecnocultura” e “Comunicação e Identidades”. A seleção é composta por avaliação do projeto, prova escrita (dia 12 de novembro), arguição oral do projeto, entrevista e prova de língua estrangeira (dia 10 de dezembro). Os interessados devem apresentar o pré-projeto de dissertação e a documentação de inscrição na secretaria do programa, 2º andar da Faculdade de Comunicação Social da UFJF, de segunda-feira a sexta-feira, entre 14h e 17h. Mas podem obter outras informações pelo telefone (32) 3229-3661 ou pelo www.ppgcom.ufjf.br
((publicado também na edição desta sexta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário